Air New Zealand vende posição na Virgin Australia ao chineses Nanshan

Caudas de aeronaves da Air New Zealand e da Virgin AustraliaA Air New Zealand vendeu uma participação de 19.9% que detinha na companhia aérea Virgin Australia ao conglomerado chinês Nanshan. O negócio foi efectuado por aproximadamente 173 milhões de euros e permitirá à Nanshan incluir-se no grupo dos maiores accionistas da Virgin Australia, onde também fazem parte a Etihad Airways (21.8%), Singapore Airlines (20.1%), os também chineses HNA (13%) e Grupo Virgin (8.7%). A Air New Zealand passa agora a deter apenas uma participação de 2.5% na companhia aérea.

A aquisição de participações em companhias aéreas é uma tendência em crescimento, com benefícios positivos. Por exemplo, a compra de 49% da Alitalia pela Etihad Airways, contribuiu significativamente para a recuperação dos negócios da transportadora italiana. Com a Virgin Australia a lutar para competir com a Qantas, as oportunidades que os novos accionistas trazem podem ajudar a revitalizar a companhia aérea.

Acreditamos que o grupo Nanshan será um accionista muito forte, positivo e complementar para a Virgin Australia“, disse o presidente da Air New Zealand, Tony Carter ao jornal The Sydney Morning Herald. “A venda permitirá que Air New Zealand se concentre nas suas próprias oportunidades de crescimento, enquanto permanece a sua aliança de longa data com a Virgin Australia na região”.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .