A Companhia air berlin vai encerrar a sua base no aeroporto Son Sant Joan em Palma de Maiorca nas Baleares. A transportadora aérea alemã tomou esta decisão após ter acumulado prejuízos de Janeiro a Setembro no valor de 191 milhões de euros neste hub espanhol, decidiu cancelar todas as ligações desde Maiorca a partir de Janeiro de 2016.
O aumento da concorrência e a falta de passageiros levou a air berlin a encerrar as rotas de Palma de Maiorca para Sevilha, Valência, Alicante e Ibiza desde o primeiro dia de Janeiro, seguindo-se as ligações para Faro em Portugal, Bilbau, Jerez de la Frontera e Málaga em Espanha.

Casa del Cabildo – Jerez de La Frontera
Apesar deste encerramento a Companhia Aérea da Alemanha prevê aumentar em 9% os voos para a maior ilha das Baleares durante o Verão de 2016, sobretudo com voos originários da Alemanha, Áustria e Suíça, totalizando mais de 500 ligações semanais.
A air berlin decidiu concentrar-se nos aeroportos da sua cidade natal e de Dusseldorf apostando nos voos de longo curso para os Estados Unidos e Cuba abandonando parte da sua rede doméstica em Espanha que sofre de forte concorrência das companhias low cost Ryanair, Vueling e mais recentemente da Norwegian Air.