África tem mais uma Companhia Low Cost: Fastjet Zimbabwe

A Companhia Aérea Low Cost Fastjet Zimbabwe iniciou as suas operações no dia 28 de Outubro de 2015 com um voo inaugural entre Harare e Victoria Falls com uma frequência de três vezes por semana.

A Companhia Aérea Low Cost Fastjet e os planos de expansão em África

Fastjet foi lançada pela primeira vez na Tanzânia em Novembro de 2012 e já transportou mais de 1.8 milhões de passageiros em África, com tarifas de baixo custo com preços a partir  de 18€ por percurso já com taxas incluídas.

A Companhia Aérea tem a sua sede no aeroporto de Gatwick em Londres (Reino Unido) e está cotada na bolsa London Stock Exchange. O seu principal centro de operações está localizado em Dar es Salaam.

Richard Bodin, director comercial da Fastjet afirmou: “Seis meses depois de ter sido lançada na Tanzânia, cerca de 38% dos seus passageiros nunca tinha entrado num aeroporto. Até o final do ano passado, 35% dos passageiros dos nossos aviões estavam a voar pela primeira vez. Parece que temos sido capazes de estimular a procura levando as pessoas a trocarem os autocarros pelos aviões para fazerem as suas longas viagens.”

A Fastjet já tema uma boa presença na África do Sul com um serviço diário para Tanzânia a partir de Joanesburgo entre outras rotas, mas a ambição de ser uma transportadora aérea Pan-Africana sem uma operação significativa na África do Sul não é viável. Por isso a Fastjet pretende criar também ter uma companhia Aérea neste país.

O grupo de accionistas tem como um dos principais objectivos lançar a Fastjet Zâmbia nos próximos dois meses.

O baixo preço do petróleo pode ser um factor benéfico para a industria da aviação na maioria das regiões mundiais, mas em África esse feito não é tão abrangente, já que alguns países continuam a apresentar elevados custos do combustível devido ao encarecimento do seu transporte porque as refinarias encontram-se a longas distâncias.

A nova Companhia de aviação de baixo custo do Zimbábue

O Zimbábue já teve 46 companhias aéreas que viajam de e para o país, mas este número foi diminuindo ao logo do tempo, e actualmente restam apenas 12 transportadoras, excluindo a Fastjet Zimbabwe.

Logo da Companhia Aérea Low Cost fastjet em África

A nova companhia de aviação realizará vôos domésticos, bem como voos regionais para outros países africanos.

O Sr. Bodin disse que: As tarifas cobradas por companhias aéreas Sul-Africanas que voam para o Zimbábue são excessivamente e injustificadamente altas, devido principalmente ao duopólio em muitas rotas da Comair e South African Airways.

O lançamento de sua linha aérea no Zimbabwe é um importante passo para o lançamento de uma companhia de aviação Pan-Africana.

Publicado em Low Cost nos temas .