Aeroporto de Stansted cresce mais que Heathrow e Gatwick

O crescimento do número de passageiros no aeroporto de Stansted é superior ao de Heathrow e ao de Gatwick na região de Londres. Mas em resultado total de passageiros Heathrow continua a liderar e Stansted situa-se em 3º lugar na capital e 4º no Reino Unido.

O grupo MAG (The Manchester Airports Group) que explora os aeroportos de Stansted, Manchester, East Midlands e Bournemouth, afirmou que Stansted somou mais 1.2 milhões de passageiros neste Verão numa base anual, em comparação com 0.9 milhões em Heathrow e 1 milhão em Gatwick, tornando-o na infra-estrutura aeroportuária que mais cresce no Reino Unido.

Entrada do aeroporto de Stansted em Londres ao anoitecer

Entrada do aeroporto de Stansted

Um porta-voz do grupo afirmou na divulgação dos resultados semestrais até 30 de Setembro que “Stansted tem mais 4.8 milhões de passageiros do que quando a MAG o adquiriu no início de 2013, um aumento de 27.4%“.

“O aeroporto ainda tem capacidade significativa de crescimento e está bem posicionado para responder à procura da aviação em Londres, antes da construção de uma nova pista.”

Nos outros aeroportos do grupo MAG à que registar:

  • Um número recorde de passageiros a utilizar o aeroporto de Manchester, tendo batido um recorde histórico no mês de Agosto, o mais movimentado de sempre;
  • O aeroporto de East Midlands Airport está ligeiramente acima das expectativas, apesar do número de passageiros ter baixado em 0.2 milhões (-6,5%), em termos homólogos, devido à saída dos voos da Monarch;
  • O desempenho no aeroporto de Bournemouth esteve em linha com o ano anterior.

O MAG teve um crescimento de 10.7% nos lucro do Grupo [EBITDA] para 202.5 milhões de Libras, impulsionado por novas rotas e número de passageiros recordes em todo o grupo, uma subida de 5.7%.

Charlie Cornish, presidente do MAG disse: “O nosso grupo teve o Verão mais movimentado de sempre aproximando-se da marca de 50 milhões de passageiros por ano. Numa altura em que outros aeroportos estão a ficar sem capacidade, os nossos aeroportos são uma solução para as Companhia Aéreas que voam de e para o Reino Unido”.

Publicado em Destinos nos temas , .