Os passageiros chineses são o grupo de clientes que mais cresce no aeroporto de Helsínquia, e para melhorar a sua experiência e familiaridade ao utilizarem os serviços desta infra-estrutura aeroportuária, Helsínquia tornou-se um dos primeiros aeroportos na Europa a permitir pagamentos com o AliPay.
As primeiras lojas e serviços comerciais no Aeroporto de Helsínquia adoptaram a aplicação móvel de pagamentos AliPay em Dezembro de 2016.
“Os passageiros chineses são o grupo de clientes que cresce mais rapidamente no Aeroporto de Helsínquia e o grupo que gasta mais dinheiro.Trabalhamos arduamente para oferecer-lhes a melhor experiência de serviço possível. Os meios de pagamento familiares e fáceis aumentam a sensação de uma viagem suave e segura para os passageiros oriundas da China”, disse Elena Stenholm da Finavia, directora de serviços comerciais do Aeroporto de Helsínquia.
O aeroporto de Helsínquia está entre os primeiros aeroportos na Europa a permitir AliPay, sendo os únicos outros que aceitam os de Munique e Frankfurt na Alemanha. Até agora 7 pontos de serviço comercial já o adoptaram e muitos outros estão interessados. O cartão chinês UnionPay também já está disponível na maioria das lojas deste aeroporto finlandês.
A Visit Finland, companhia aérea Finnair e operadores turísticos da Finlândia organizam mesmo charters para os turistas chineses, tendo inclusivamente criado centros de solicitação de vistos de entrada no País em 13 cidades da China.
O AliPay pertence à maior empresa de comércio online do mundo, Alibaba. O AliPay domina os pagamentos móveis da China, tendo aproximadamente 400 milhões de utilizadores de acordo com o seu próprio site. O aeroporto de Helsínquia tem assistido a um aumento acentuado no número de passageiros chineses nos últimos anos. Espera-se que o número de passageiros oriundas da China continue a aumentar tanto para as ligações de transferência como para estadias na Finlândia.
A Lapónia é uma das maiores atracções para os turistas chineses. O operador de viagens Alibaba AliTrip anunciou que trará 50 mil turistas chineses até Rovaniemi durante 2017.