Aeroporto de Dublin vai ter 2ª pista com 3110 metros em 2020

vista aérea aeroporto de Dublin com projecto de 2ª pistaO aeroporto de Dublin confirmou que vai construir uma 2ª pista para ser inaugurada em 2020, ressuscitando os planos que estavam guardados numa gaveta há quase uma década. O aeroporto recebeu a permissão de planeamento para uma segunda pista em 2007, mas o projecto foi colocado em espera quando a Irlanda foi atingida pela crise financeira e o número de passageiros desceu.

Durante 2015 o aeroporto teve uma recuperação extraordinária de tráfego tornando-se no ano mais movimentado de sempre. Os primeiros meses de 2016 mostram que o crescimento acentuou-se com subidas de 2 dígitos. A conectividade de longa distância cresceu 65% desde a abertura do Terminal 2 enquanto que as ligações regionais subiram 16%.

Com o aeroporto de Dublin a atingir a sua capacidade máxima durante as horas de maior movimento, os planos para a 2ª pista de 3.110 metros, vão finalmente avançar com a construção a iniciar-se em 2017. O investimento previsto é de 320 milhões de euros e deverá estar completamente operacional em 2020.

Paschal Donohoe, Ministro para os Transportes, Turismo e Desporto da Irlanda, afirmou: “Nos últimos anos, o aeroporto de Dublin tem assistido a um retorno forte e sustentável no seu crescimento. No entanto, a fim de capitalizar esse crescimento e sustentá-lo para o futuro, temos de desenvolver uma infraestrutura aeroportuária adequada.”

E acrescentou: “Congratulo-me com os planos de desenvolvimento e também com o compromisso da empresa gestora ao trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas, incluindo residentes locais e grupos comunitários, em relação à construção da nova pista.”

O aeroporto diz que o desenvolvimento da Pista Norte (a parte superior que se vê na foto) tem o potencial de abrir novas conectividades para uma série de destinos de longo curso, particularmente em economias de rápido crescimento na Ásia, África e América do Sul.

Publicado em Notícias nos temas , .