Aeroflot na lista de privatizações do Governo Russo

aeroflot, Comboios e Bashneft em privatização na RússiaA Companhia Aérea Aeroflot está entre as várias entidades estatais integradas numa lista do governo russo que fazem parte de um plano urgente de privatizações para este ano. O presidente da Rússia, Vladimir Putin reuniu-se na semana passada com o primeiro-ministro Dimitry Medvedev e outros representantes estatais para finalizarem uma lista de empresas e participações que poderá ser vendida durante 2016. O Kremlin espera conseguir mais de 11 mil milhões de euros através das alienações num momento em que a queda dos preços de petróleo e gás, juntamente com as sanções internacionais têm tido um impacto negativo nas receitas russas.

A Rússia, através da Agência Federal de Gestão de Propriedade do Estado (Rosimushchestvo) detém actualmente  uma participação de 51.17% na Aeroflot, que está publicamente cotada.

“O processo de privatização desempenha um papel importante na mudança de estrutura da economia russa e estimula o fluxo de investimentos privados”, disse um comunicado presidencial. “Precisamos resolver os parâmetros concretos do Programa de Privatização deste ano e decidir quais as participações empresariais do Estado que podem ser vendidas a organizações privadas, e as que devem permanecer nas mãos Estatais.”

Além da Aeroflot poderão ser postas à venda, outras participações controladas pelo governo nas empresas:

  • RusHydro (Hidroeléctrica);
  • Rostelecom (Telecomunicações);
  • Transneft (Gaseodutos de Petróleo), Rosneft (Petrolífera) e Bashneft (Produtora de Gás e Petróleo);
  • Ferrovias Russas (Estruturas e transportes de comboios);
  • Sovcomflot (Transporte Marítimo);
  • Alrosa (Exploração de diamantes).

Mas, apesar da sensação de urgência, Putin ressaltou que as alienações não seriam feitas a “preços de saldo” e quaisquer potenciais investidores teriam de ter sede na Rússia. E acrescentou, as empresas que são estrategicamente importantes para os respectivos sectores, vão permanecer sob o controle do Estado.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .