AccorHotels vai investir no Expresso do Oriente para criar marca de hotéis

Exterior de uma carruagem do Expresso do OrienteApós 134 anos depois da primeira viagem do Expresso do Oriente entre Paris e Constantinopla que se realizou a 4 de Outubro de 1883, o grupo SNCF, proprietário da icónica marca Orient Express, associa-se ao AccorHotels para continuar o desenvolvimento no sector da hotelaria de luxo.

Como parte desta parceria, que combinará a experiência e o know-how dos dois grupos, a AccorHotels adquirirá uma participação de 50% do capital social da Orient Express, até agora totalmente detida pela SNCF.

A marca Orient Express é um símbolo intemporal da arte da viagem de luxo, mergulhada em cultura, esplendor e requinte. O lendário comboio, que durante quase um século conectou as maiores cidades da Europa, de Paris a Istambul, é impresso na história e na imaginação. Desde 1977, o Grupo SNCF tem participado activamente do desenvolvimento da imagem de prestígio da marca, nomeadamente através da restauração de carruagens antigas oriundas da década de 1920 (conhecida como Pullman-Orient-Express) e organização de eventos (como a exposição Era um vez o Expresso do Oriente no Institut du Monde Arabe em Paris em 2014).

O AccorHotels pretende desenvolver esta parceria para fortalecer a sua liderança no segmento de luxo, desenvolvendo uma nova colecção de hotéis de prestígio sob a insígnia Orient Express. Esta colecção, que pretende ser o próprio epítome da arte da viagem, oferecerá uma experiência única, mergulhada na história, que combina o luxo, o exotismo e a sofisticação de Oriente e Oeste em locais emblemáticos.

Além disso, as sete carruagens históricas, símbolos do Art Deco francês, continuarão a ser propriedade física do grupo ferroviário estatal e serão operados pela Orient Express para viagens e eventos privados. Elas disponibilizarão uma nova e excepcional configuração para a organização de eventos, que pode ser realizada em colaboração com outros negócios do grupo hoteleiro, como Potel & Chabot, Noctis e John Paul, líder mundial de serviços concierge comprado pela Accorhotels.

O AccorHotels e o Grupo SNCF também estão empenhados em preservar, promover e partilhar o património associado ao lendário comboio e à sua história através do Fundo de Dotação Orient Express, um órgão de interesse público cujo objectivo é incentivar e apoiar iniciativas de consciencialização para abranger um público diverso no campo das artes e da cultura.

Publicado em Hotéis nos temas , .