A310 da Services Air tenta aterrar em pista molhada e faz 8 mortos (Video)

A310 da Services Air a tentar travar numa pista do CongoUm Airbus A310-300 da Companhia Services Air que realizava um voo de carga a partir de Lubumbashi para Mbuji-Mayi na Republica Democrática do Congo com 5 tripulantes tentou aterrar à 3ª tentativa numa pista completamente molhada, mas não conseguiu parar invadindo uma área residencial e destruindo vários edifícios, provocando a morte de 8 pessoas em terra. A aeronave sofreu danos substanciais mas a tripulação saiu ilesa.

Video do A313 da Services Air a aterrar

Testemunhas relataram que o piloto já tinha tentado e abortado duas abordagens à pista, na terceira abordagem a aeronave aterrou a meio da pista e foi incapaz de parar antes do fim tendo percorrido cerca de 500 metros para além do limite.

O governador da Província informou no dia 24 de Dezembro de 2015 que houve 7 mortes, número rectificado no dia seguinte, onde acrescentou que houve 8 vítimas, 7 mulheres e um menino.
As causas do acidente estão a ser atribuídas ao mau tempo, e não ao mau estado do piso da pista.

A 29 de Dezembro de 2015, o BEA francês (Gabinete de Investigação de Acidentes de Transportes) informou no seu relatório, que 8 pessoas morreram e 9 pessoas em terra sofreram ferimentos graves quando a aeronave saiu da pista. O avião que transportava 5 tripulantes sofreu danos graves. O Conselho de Investigação de Acidentes da República Democrática do Congo está a investigar o acidente.

Não há dados metrológicos disponíveis. A imprensa local descreveu o tempo no momento do acidente como muito chuvoso e com visibilidade quase nula.

O Aeroporto Mbuji-Mayi tem uma pista de 2.000 metros de comprimento. A Congo Airways deixou de operar em Mbuji-Mayi, devido às condições da superfície da pista há duas semanas atrás.

Publicado em Companhia Aérea.