Grupo da Iberia falha compra da austríaca Niki que vai para Lauda

Aeronave A320 da companhia aérea Niki no soloO grupo IAG, do qual fazem parte as companhias Iberia e British Airways informaram que a sua oferta de compra da austríaca Niki não teve sucesso e que se sentem extremamente desapontados.

O Grupo Internacional de Companhias Aéreas (IAG) tinha anunciado a 29 de Dezembro de 2017 que concordava em comprar os activos da companhia aérea austríaca NIKI no âmbito do processo de insolvência alemão, sujeito às condições habituais de mercado. No entanto a 12 de Janeiro de 2018, o processo de insolvência da NIKI abriu na Áustria iniciando um novo processo de vendas. A IAG voltou a apresentar a oferta a 19 de Janeiro tendo sido informada agora que não teve êxito.

A candidatura vencedora é a do fundador da própria companhia aérea, o ex-campeão do mundo austríaco da Fórmula 1 Niki Lauda, que irá comprar os activos da companhia aérea Niki que fundou em 2003, como anunciado pelos administradores desta companhia aérea que pertencia ao grupo Air Berlin.

“Na sequência de um concurso transparente, a Laudamotion GmbH ganhou o primeiro lugar com a melhor proposta”, disseram os administradores da companhia aérea austríaca e alemã numa breve declaração conjunta. A Lauda garantiu que não divulgará o preço oferecido.

Após um longo processo a Niki tem um novo dono, a Laudamotion, depois da Lufthansa ter desistido da sua compra e após a proposta rejeitada da IAG num negócio avaliado em 20 milhões de euros e que prometia uma liquidez à companhia austríaca de até €16.5 milhões.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , , .