Categorias: Destinos

As 9 cidades mais afectadas pelo excesso do turismo no ano passado

Turistas no Passeig de Gràcia em Barcelona

O ano de 2017 foi um ano excepcionalmente forte para as viagens internacionais, sendo a Europa o principal motor de crescimento, tanto como mercado emissor como também região de destino. Em todo o mundo, o número de viagens de saída aumentou 6.5%, atingindo quase 1.2 mil milhões de viagens internacionais.

Positivamente contribuiu a diminuição do impacto do terrorismo nas viagens internacionais, a sensibilidade ao terror baixou e os destinos são percebidos como Mais seguros do que antes. Estas conclusões são baseadas nos últimos resultados do World Travel Monitor da IPK, uma pesquisa anual que analisa o comportamento das viagem para o exterior em mais de 60 países de todo o mundo, cobrindo mais de 90% do total.

Em 2017, a Europa foi a região emissora mais forte para as viagens internacionais, com um aumento global de 7% em relação ao ano passado, seguido da América do Norte e América Latina com 6% e Ásia com 5%. Também como região de destino, a Europa beneficiou de mais 8 por cento de viagens em 2017. Olhando para destinos a nível de país, a Espanha assume a liderança, com os EUA e a Alemanha classificados em segundo e terceiro, respectivamente. A França e a Itália são o quarto e quinto destinos mais bem sucedidos. Quando se trata de tipos de férias, as viagens na cidade foram o principal motor de crescimento no ano passado, com um aumento de 18%. As férias de sol e praia, que representam a maior quota de mercado de férias, cresceram 9 por cento. Por outro lado, as férias turísticas em todo o mundo diminuíram 1 por cento.

O excesso do turismo tem feito manchetes em todo o mundo, devido ao número recorde de visitantes em muitos destinos, provocando protestos bem divulgados pelos residentes e a aplicação de diversas medidas pelas autoridades locais como foi o caso da cidade de Florença que é visada neste estudo. Como este problema não afecta só os destinos, atracções turísticas, infra-estruturas locais e residentes, mas também os próprios viajantes, a IPK International realizou um estudo especial entre os viajantes internacionais em Fevereiro de 2018.

Os resultados do World Travel Monitor mostram que 24% de todos os turistas internacionais sentiram que o destino que visitaram estava superlotado. No entanto, apenas 9 por cento disseram que esse superlotação afectou realmente a qualidade da sua viagem. As 9 cidades mais afectadas foram a Cidade do México (23 por cento), Xangai (22 por cento), Veneza (20 por cento), Pequim (19 por cento), Hong Kong (18 por cento), Istambul, Amesterdão e Florença (17 por cento) e Barcelona (16 por cento).

Partilhar
Etiquetas: turismo

Artigos Recentes

Nobu Hotels de Robert de Niro vai abrir hotel em Lisboa

O grupo hoteleiro Nobu Hotels anunciou que irá abrir o seu primeiro hotel em Portugal na Avenida da Liberdade em…

22/05/2023

easyJet abre rota entre Lisboa e Glasgow com dois voos por semana

A easyJet, vai adicionar onze novas rotas à sua rede no Reino Unido para o calendário de Verão IATA de…

06/03/2023

Passatempo Advento de Natal da Agência Abreu

A Agência Abreu está a organizar um passatempo na sua página oficial do Instagram para quem tem planos para viajar…

29/12/2022

Ryanair vai ter nova rota entre o Porto e Shannon na Irlanda

A low cost Ryanair apresentou 2 novos serviços para a região do Mediterrâneo a partir do Aeroporto de Shannon: Nápoles…

28/11/2022

Madeira volta a ter voos diretos para Nova Iorque desde o Funchal

A ilha da Madeira vai voltar a ter voos diretos para Nova Iorque a partir do Funchal. Com um tempo…

20/09/2022

easyJet soma mais 21 rotas e fica 2ª maior companhia aérea em Lisboa

A easyJet vai colocar mais três Airbus A321neo, o maior avião da companhia aérea low cost, na sua base em…

28/07/2022