As 6 maiores atracções para visitar na Tanzânia

A Tanzânia é conhecida pelas suas vastas áreas selvagens, repletas de atracções populares para os turistas, que vêm de todo o mundo para conhecerem as paisagem e a cultura do país. A maioria dos visitantes entra por Dar es Salaam, a maior cidade da Tanzânia, e faz um safari que inclui observação da vida selvagem.

Parque Nacional Serengeti

Leopardo no Parque Nacional Serengeti na Tanzânia em África

O Parque Nacional Serengeti é uma planície com poucas árvores e com milhares de animais, onde os turistas de safari encontram uma verdadeira experiência. As actividades no Parque Nacional Serengeti incluem safaris de Jipe ou a pé, passeios de balão e passeios pelas povoações da tribo Maasai. O Serengeti é frequentemente escolhido pelos especialistas como um dos melhores parques de safari de África.

Acredita-se que o Serengeti tenha o maior número de leões em África por causa da abundância de espécies de presas. Os leopardos também são frequentemente vistos na região de Seronera, chitas, hienas, raposa-orelhas-de-morcego, chacais, elefantes, rinocerontes e muito mais.

O Parque é famoso pela migração de gnus, um dos eventos naturais mais impressionantes e a atracção principal para muitos turistas. A migração anual de milhões de zebras e gnus ocorre em Maio ou início de Junho em busca de capim fresco nas pradarias dos Maasai-Mara, no Quénia. Outra actividade interessante é visitar o povo Maasai Mara, uma tribo com uma rica história e cultura.

Monte Kilimanjaro

Monte Kilimnjaro, o tecto de África na Tânzania

O Kilimanjaro é o ponto mais alto de África, foi formado pelo movimento vulcânico ao longo do Vale do Rift. A zona com maior altitude é o Pico de Uhuru, em Kibo, que está entre as 7 montanhas mais altas do mundo.

Se tiver oportunidade conheça esta majestosa montanha coberta de neve conhecida como o Tecto de África, e suba ao cume desfrutando duma longa caminhada ou passeio panorâmico.

A florestas que circundam o Monte são abrigo de uma grande variedade de animais selvagens, como os búfalos, leopardos, macacos, elefantes, elande e aves. Toda a zona integra um Parque Nacional e foi considerada em 1987 Património da Humanidade.

Zona de Conservação de Ngorongoro

Cratera Ngoro Ngoro na Tânzania

Localizado entre o Serengeti e o Lago Manyara, Ngorongoro é uma das áreas mais bonitas do mundo. A Cratera Ngoro Ngoro tem uma vista espectacular, e está cheia de vida selvagem incluindo diversas variedade de aves, como bandos de flamingos que constituem a sua maior biodiversidade.

O vulcão Ngorongoro estava entre as montanhas mais altas do mundo, após a erupção, formou-se a famosa cratera vulcânica de Ngorongoro. Durante a estação chuvosa, muitos rebanhos de búfalos, zebras, vaca-do-mato e vários outros animais são vistos nas planícies abertas, o que facilita a visualização, razão pela qual as Planícies do Serengeti são uma área tão popular para o turismo.

Ngorongoro tem um suprimento permanente de água na sua enorme cratera vulcânica que atrai todos os tipos de animais que permanecem nessta área em vez de migrarem. A zona de conservação de Ngorongoro integra o Património Mundial da Unesco desde 1979.

ilha de Zanzibar

Uma praia de areia branca na ilha de Zanzibar

Para uma experiência mais urbana, pode viajar para a ilha de Zanzibar, também chamada de Unguja, onde se encontram algumas das melhores praias africanas, com diferentes tipos de ondas, dependendo do lado da ilha em que se encontra.

Em Zanzibar, poderá explorar a antiga cidade de pedra e as praias deslumbrantes, mesquitas e ruas sinuosas da cidade. Muitos turistas vêm a Zanzibar pela sua areia branca, águas calmas e pores-do-sol deslumbrantes nas praias do norte de Nungwi e Kendwa.

Ilha de Mafia

Esta ilha encontra-se no Oceano Índico e está repleta vida selvagem, como as baleias, tubarões e muitas tartarugas marinhas. A ilha também é admirada pelos seus excelentes bancos de corais.

A Ilha de Mafia também é conhecida pelas actividades de pesca profunda porque possui uma variedade de peixes, como o atum, o espadarte-azul e o peixe-vela.

Outras actividades nesta ilha incluem: observação de pássaros e animais, visitas culturais, visita a aldeias típicas ​​para conhecer as danças culturais, observar os artesãos e muito mais.

Parque Nacional do Lago Manyara

Lago Manyara na Tanzânia

O Parque Nacional do Lago Manyara permite diversas actividades que incluem a observação de vida selvagem, canoagem, passeios de bicicleta de montanha e observação de pássaros.

Localizado na parte norte da Tanzânia, o Lago Manyara possui a maior população de elefantes, hipopótamos e leões devido aos pântanos, bosques, pradarias e florestas. O parque nacional do Lago Manyara também tem a maior concentração de babuínos em todo o mundo.

O parque tem uma variedade de espécies de aves, como flamingos, colhereiros, garças, águias coroadas, fraca-cristata, calau-de-faces-prateadas e bandos de pelicanos.

O lago também é conhecido como o lago de carbonato de sódio, famoso pelos seus flamingos e paisagens de tirar o fôlego. Fica a aproximadamente 9 minutos de carro da cidade de Arusha. Pode ver mais informações sobre este Parque aqui (em inglês).