Passaporte de Singapura ultrapassa o alemão e é o melhor de Mundo

Famoso Skyline da cidade de Singapura numa noite estreladaO Paraguai retirou os requisitos de visto para os cidadãos de Singapura, impulsionando o passaporte deste Estado-Cidade para o topo da classificação dos mais poderosos Passaportes do Mundo, com uma pontuação de 159.

Historicamente, os dez passaportes mais poderosos do mundo são na sua maioria europeus, com a Alemanha (agora ultrapassada) a liderar a classificação nos últimos dois anos. Desde o início de 2017, a primeira posição tem sido partilhada entre a Alemanha e Singapura, com esta última a subir constantemente nos últimos tempos. A Ásia só coloca mais 3 países no top 20 da classificação: Coreia do Sul, Japão e Malásia.

De acordo com Philippe May, director-geral em Singapura da Arton Capital que gere o Passaport Index: “Pela primeira vez, um país asiático possui o passaporte mais poderoso do mundo. É um testemunho das relações diplomáticas inclusivas de Singapura e da política externa efectiva”.

Enquanto que Singapura subia silenciosamente na classificação, o passaporte dos EUA caiu desde que o presidente Trump assumiu o cargo. Recentemente, a Turquia e a República Centro-Africana revogaram o seu status de isenção de visto para os detentores de passaportes dos EUA.

O Passport Index é uma referência mundial para todos os passaportes. Desenvolvido pela Arton Capital, uma importante Consultora mundial para soluções de residência e cidadania, o índice tornou-se uma popular ferramenta online interactiva para mostrar, destingir e classificar os passaportes de todo o mundo.

“A mobilidade global sem Visto tornou-se um factor importante no mundo actual”, afirmou Armand Arton fundador e presidente da Arton Capital. “Mais e mais pessoas investem anualmente centenas de milhares de dólares num segundo passaporte para oferecerem as melhores oportunidades e segurança às suas famílias”.

O novo top 10 dos passaportes mais poderosos em Outubro de 2017

  • 159 – Singapura;
  • 158 – Alemanha;
  • 157 – Suécia, Coreia do Sul;
  • 156 – Dinamarca, Finlândia, Itália, França, Espanha, Noruega, Japão e Reino Unido;
  • 155 – Luxemburgo, Suíça, Países Baixos, Bélgica, Áustria e Portugal;
  • 154 – Malásia, Irlanda, Canadá e Estados Unidos da América;
  • 153 – Áustria, Grécia e Nova Zelândia;
  • 152 – Malta, República Checa e Islândia;
  • 150 – Hungria;
  • 149 – Eslovénia, Eslováquia, Polónia, Lituânia e Letónia.

[Aqui] pode encontrar a lista dos países que mais facilitam a entrada de turistas e que não pedem Vistos. A lista é calculada atribuindo uma classificação de 0 a 100 em que a pontuação máxima reflecte as nações que atribuem maior liberdade à entrada de estrangeiros em viagem ou férias.

Publicado em Destinos nos temas .