Como os turistas são enganados em 8 países da Europa

Aviso de atenção aos turistas para terem cuidado com os seus valoresOs turistas são por vezes uma presa fácil de esquemas e burlas, por isso a seguradora AIG compilou os 8 esquemas mais comuns em 8 países da Europa. Se vai viajar dentro da Europa, arme-se com o conhecimento de como lidar com estas situações complicadas, lendo esta colecção de fraudes europeias e da forma como as evitar.

Espanha – Entradas Falsas

Alguns indivíduos com identificações falsas penduradas ao peito na fronteira espanhola pedem uma taxa de entrada em Gibraltar. Não há taxa de entrada para passar, portanto, ignore qualquer um que pede dinheiro e mantenha os seus valores longe da vista destes supostos agentes.

França – Petições Falsas

Desconfie de crianças que fingem ser deficientes e afirmam representar uma instituição de caridade credenciada. Elas pedem a sua assinatura, e de seguida dinheiro. Tente ignorá-las e denuncie o golpe à polícia. Estes esquemas organizados apanham uma multa até um milhão de euros em França.

Itália – Pneus Furados

Em Itália tenha atenção aos piratas da estrada, que perfuram sorrateiramente os pneus do seu carro nos estacionamentos e estações de serviço, seguindo-o até que seja forçado a parar. Nessa altura, fingem ajudá-lo enquanto roubam. Se perceber que tem um pneu furado, seja cauteloso sobre quem se oferece para ajudá-lo, especialmente na zona de Nápoles, e nunca deixe os seus objectos de valor e bagagem no carro enquanto está ausente.

Hungria – Notas contrafeitas

Algumas cabines de troca de moeda e motoristas de táxi passam com facilidade notas falsas aos turistas menos prevenidos. Certifique-se que troca o seu dinheiro apenas nos bancos ou nas casas de câmbio no aeroporto, e verifique se as notas que recebeu correspondem à moeda correta.

Holanda – Distracção em restaurante

Tenha particular atenção enquanto almoça ou janta nos restaurantes do centro de Amesterdão. Outro pretenso cliente poderá abordá-lo fingindo conhece-lo ou inventando qualquer outro tipo de distracção. Ele aproveita a confusão para roubar a sua carteira e os seus valores de forma subtil. Certifique-se que mantém os seus pertences à vista, e não deixe as malas ou casacos pendurados na parte de trás da cadeira.

República Checa – Policias a fingir

Um aparente grupo de policias em zonas mais calmas poderá aparecer a acusá-lo de ter cometido um crime. Eles vão pedir para ver a sua carteira e passaporte, que é contra a lei, de modo que deve recusar e pedir para ser levado para a esquadra de polícia mais próxima. Isso provavelmente vai fazê-los ir embora. Certifique-se que comunica a ocorrência às autoridades locais genuínas.

Polónia: Taxistas Falsos

Nos aeroportos e principais atracções turísticas da Polónia, muitos motoristas não regulamentados esperam por turistas incautos. A manha é dizerem que o contador está avariado e depois pedirem valores exorbitantes pela viagem de táxi.  Utilize apenas táxis oficiais, e verifique se têm o nome e o número da empresa no carro. Outra forma de verificar a sua legitimidade é através da verificação do cartão de alvará.

Croácia – Contas exorbitantes

Alguns bares e restaurantes croatas, especialmente os clubes para homens, acrescentam um custo adicional inexplicável à sua conta, esperando que você não tenha dinheiro suficiente. Não utilize cartões de crédito para pagar a conta, pois podem ser facilmente clonados. É melhor informar-se primeiros acerca dos restaurantes, clubes e bares antes de ir, e pergunte na recepção do seu hotel ao invés de perguntar aos motoristas de táxi, que pode estar coniventes com alguns destes esquemas.

Publicado em Destinos nos temas , .