Barcelona proíbe novos hotéis no centro para diminuir pressão turística

Centro de Barcelona on vai ser proibido abrir novos hotéis e apartamentosBarcelona proibiu novos hotéis no centro da cidade como parte de um plano para diminuir a pressão do turismo. Os novos apartamentos turísticos também vão ser proibidos, pois a capital da Catalunha procura atenuar o aumento do número de visitantes naquele que se tornou um dos destinos mais populares da Europa.

Barcelona teve quase 20 milhões de visitantes que estiveram pelo menos uma noite hospedados na cidade durante o passado, com os habitantes locais cada vez mais preocupados com as pressões exercidas sobre as infra-estruturas locais. As queixas vão desde o mau comportamento dos turistas até à subida em flecha do custo das habitações.

Também de acordo com a nova legislação, se qualquer hotel ou apartamento encerrar, a sua capacidade não poderá ser substituída.

Janet Sanz, membro do governo local de Barcelona, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por tantas pessoas nos quererem visitar, mas o que está em jogo agora é a própria cidade que todos nós admiramos. Precisamos de regulação e precisamos de um equilíbrio melhor”.

Dados de 2015, agregados numa Publicação de 2017, colocam Barcelona no 25º lugar na recepção de turistas internacionais, ocupando o 7º lugar na Europa, apenas ultrapassada por Londres, Paris, Istambul, Roma, Praga e Milão. Outro estudo da Mastercard indica a capital da Catalunha como a 11º mais visitada do Mundo e a 4ª da Europa.

A maior parte das suas atracções estão localizadas no centro da cidade com destaque para o Barrio Gótico, Ramblas e Eixample. A população tem criticado este excesso de turistas argumentando que a cidade está a perder as suas características e a enfrentar desafios idênticos a conhecidos destinos turísticos como o Vaticano ou Veneza.

Publicado em Hotéis nos temas , .