Após o fim do calendário de Verão IATA 2017 que termina em Outubro a companhia aérea Ryanair deverá acabar com os voos low cost a partir do aeroporto Saint-Étienne–Bouthéon em França. A razão prende-se com o fim das ajudas financeiras atribuídas pelo aeroporto às companhias de baixo custo.
O aeroporto Saint-Étienne que acumulou um prejuízo de 2.4 milhões de euros em 2016 e não tem capacidade financeira para continuar a subsidiar as companhias que voam para as suas pistas, embora tenha lançado um concurso para tentar arranjar um candidato, em que só apareceu um concorrente (SNC Lavalin), decidiu recusar a sua proposta. Se até ao próximo Outono não for encontrada uma solução as rotas operadas pela Ryanair para a cidade do Porto em Portugal e para Fez em Marrocos serão encerradas nessa data.
Afectados pela não renovação do contrato das ajudas às companhias aéreas low cost estão as ligações da Ryanair, que aparentemente recebia um subsídio de 700.000€, até ao aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto que é operada desde 2009 e Fes-Saïss desde 2013. Também será afectada a rota da Pegasus Airlines que tinha sido inaugurada em 2010 de Saint-Étienne até Istambul-Sabiha Gökçen.
Bernard Bonne, Presidente do Departamento Loire em França, afirmou: “Precisamos de um novo modelo económico para estas infra-estruturas essenciais”.
Os passageiros das rotas excluídas terão que ser reencaminhados para o aeroporto Lyon-Saint Exupéry que tem voos para Istambul pela Turkish Airlines e para o Porto com a easyJet ou com a companhia aérea Aigle Azur. No entanto para Fez não existe nenhuma alternativa desde esta região de França.