Praia Verde (Concelho Castro Marim) Algarve

A praia Verde fica situada no concelho de Castro Marim e deve o seu nome a enorme mancha florestal de pinheiros mansos que existiam no principio do século XX, alguns dos quais já abatidos para construção da urbanização com o mesmo nome. Localizada entre a Retur/Cabeço e Altura.

É uma zona costeira curiosa pois é a única que apresenta ainda uma pequena falésia no Barlavento Algarvio entre Faro e Vila Real de Santo António.

Zona central da Praia Verde

Zona central da Praia Verde

Desde o cimo da elevação na praia Verde é possível ter uma vista panorâmica assombrosa para Este sobre a baía de Monte Gordo e para Oeste até ao inicio da Ria Formosa na pequena península de areia em Manta Rota.

Vista para Oeste desde a Praia Verde até Manta Rota

Vista para Oeste desde a Praia Verde até Manta Rota

Características da Praia Verde (Castro Marim)

É uma praia extensa de fina areia dourada galardoada com bandeira azul e nadador-salvador durante a época balnear que decorre normalmente de 1 de Junho a 30 de Setembro.

O acesso faz-se por passadeiras em madeira para vencer o desnível até ao areal.

Acesso e vista do Bar Well Praia Verde

Acesso e vista do Bar Well Praia Verde

A zona central é concessionada e tem aluguer diário de sombras e cadeiras. Embora seja publicitada como acessível consideramos que apresenta alguma dificuldade para pessoas com mobilidade reduzida.

Temperatura da água do mar

O mar é por norma calmo com ondulação fraca e a temperatura da água elevada durante os meses de Verão entre os 22 e 24ºC.

Embora a água quente seja mais propicia a mergulhos é preciso estar atento às medusas ou alforrecas. Se o mar estiver um caldinho, informe-se junto do nadador salvador se existem relatos da sua aparição nos dias que frequentar a praia.

Medusa (alforreca) na praia Verde

Medusa (alforreca)

Ruínas Romanas?

Durante muito tempo acreditou-se que as ruínas existentes no areal, uma delas ainda bem conservada (Poço) seriam ruínas romanas. No entanto esta presunção foi desmistificada por fotos antigas que demonstram que pertenciam a casas do fim do século XIX / inicio XX que foram destruídas pelo avanço das marés.

Poço que foi dado como romano na Praia Verde no Algarve

Poço na Praia

Restaurantes e Bares

Existe uma variedade de restaurantes e bares no local. O mais antigo e emblemático Pézinhos na Areia na parte principal da praia tem agora uma nova infraestrutura em madeira e apesar do seu nome já não é possível comer ou beber com os pés no areal. O recente Well Praia Verde completa a oferta junto ao mar. Em cima da falésia pode almoçar ou jantar com uma excelente vista panorâmica no restaurante Infante ou tomar um copo e comer algo mais ligeiro no Guarita Bar.

Vista do Guarita Bar

Vista do Guarita Bar

Localização no Algarve
Seguir indicação da placa no cruzamento da Estrada Nacional 125 entre a localidade de Altura e Monte Gordo.

No inicio da urbanização seguir à direita em estrada alcatroada (foi arranjada no principio de 2015) até chegar a um largo com estacionamento gratuito. Fazer o resto do percurso a pé. O estacionamento perto da praia é muito condicionado e sujeito a multa. Existe outro estacionamento intermédio pago nos meses de Verão.

Vídeo da Praia
Filmado no Verão de 2013 e colocado no nosso canal youtube (netviagem).

Publicado em Praias nos temas .