Praia da Ingrina no Algarve de 2013 a 2015

A praia da Ingrina situa-se no concelho de Vila do Bispo na parte sudoeste do Algarve com acesso por estrada alcatroada a partir da povoação Raposeira situada junto a estrada nacional 125 (EN 125). Esta parte costeira não está urbanizada e situa-se no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.

Características da Praia da Ingrina (Vila do Bispo) entre 2013 e 2015

Tem 150 metros de comprimento de areia branca com arribas baixas e galardoada com bandeira azul entre 2013 e 2015. Com vigilância por nadador-salvador durante a época balnear embora só demos pela sua presença em 2013.

Vista de Oeste para a Praia da Ingrina em Vila do Bispo

Aquando da nossa visita em Julho de 2014 o panorama era desolador pois não havia areia, a tempestade Hércules durante o Inverno desse ano tinha deixado apenas rochas à vista, no entanto estranhamente continuava hasteada a Bandeira Azul, claro que naturalmente não havia banhistas, socorrista e concessão balnear.

Panorama desolador da Praia da Ingrina sem areia em 2014

Praia da Ingrina em Julho de 2014

Felizmente o mar foi generoso e em 2015 restituiu grande parte do areal (estimativa a olho nu talvez uns 70% relativamente a 2013). A bandeira azul lá estava hasteada e durante os dias da visita nem sinais do nadador-salvador.

Placa da praia da Ingrina a precisar de renovação

Situada numa pequena baía a ondulação é suave embora desabrigada dos ventos predominantes de noroeste, com a temperatura da água a rondar os 22ºC no Verão. Tem estacionamento não regularizado para aproximadamente 60 viaturas.

Vídeo da evolução da praia

Neste nosso vídeo (no canal youtube.com/netviagem) podemos acompanhar a evolução do areal da praia nos 3 anos (2013-15) em questão durante a nossa visita no mês de Julho.

A não perder durante a visita

  • Um almoço no restaurante do Sebastião na esplanada por baixo das palmeiras (por enquanto ainda sem terem sido atacadas pela praga dos escaravelhos);
  • Monumentos megalíticos na estrada entre Raposeira e a praia;
  • Um passeio pela costa na direcção Este (esquerda de quem olha para o mar) até à Ponta da Fisga com visita às ruínas do Forte/ Bateria do Zavial do séc. XVII/XVIII que integrava a defesa da costa de Lagos em conjunto com os fortes da Meia-Praia, Pau da Bandeira, Porto de Mós, Almádena, Figueira e Nossa Senhora da Piedade.

Localização do Forte do Zavial na Ponta da Fisga

Localização no Algarve

Partindo de Lagos pela EN 125, depois de passar um infindável número de semáforos, alguns agora transformados em rotundas, e quase a chegar a Vila do Bispo na localidade da Raposeira seguir o desvio com sinalização das praias da Ingrina/Zavial, é sempre a descer até à zona costeira.

Publicado em Praias nos temas , .