Praia da Adraga em Sintra Portugal

Vista Panorâmica da praia da AdragaA Praia da Adraga situa-se no concelho de Sintra em Portugal.

Localização

É a primeira praia acessível a norte do Cabo da Roca, acede-se através de uma estrada alcatroada a partir da localidade de Almoçageme na Freguesia de Colares.

Tem sido considerada como uma das melhores do Mundo principalmente por alguns meios jornalísticos Ingleses. O tempo ameno e suave mesmo nos dias quentes de Verão que afastam muitos portugueses da dita, podem explicar a razão da preferência dos britânicos.

História

Desde tempos ancestrais tem uma áurea mística pela sua localização geográfica junto ao ponto mais Ocidental da Europa, pela Pedra de Alvidrar na sua proximidade, palco de inúmeros sacrifícios desde a época romana. Os romanos acreditavam que havia tritões a tocar búzios nas grutas escavadas pelo mar e enviaram uma delegação a Roma com a sua descrição ao Imperador Tibério.

Como o romancista Inglês William Beckford a retratou no século XVIII: “A costa é realmente pitoresca, tem projecções audazes entremeadas de rochedos piramidais que se sucedem uns aos outros em perspectiva teatral . Da borda do abismo onde estive uns poucos de minutos, como preso por uma fascinação, descemos por uma vereda sinuosa de quase meia milha até ao fim da rocha. Ali estivemos quase encerrados no meio de lascados rochedos e de grutas – um fantástico anfiteatro o mais bem calculado que se poderia imaginar para recreio das ninfas do oceano“.

Características da Praia da Adraga

Zona Sul da Praia da Adraga conhecida como Praia do Cavalo

Zona Sul da Praia da Adraga conhecida como Praia do Cavalo

A sul, e quando a maré o permite, pode aceder-se à praia do Cavalo, onde as arribas ganham uma altura considerável na vertical.  O areal estende-se num estreito desfiladeiro com formações interessantes, grutas, passagens labirinticas e rochas cobertas de mexilhões e percebes.

Extremo norte da praia da Adraga

Extremo norte da praia da Adraga

Para norte a configuração desta praia de Sintra varia de ano para ano, é muito dinâmica dependendo do assoreamento que as marés devolveram nos meses de Inverno e Primavera. Com sorte, se as correntes beneficiarem esta parte da costa, o tamanho da praia duplica especialmente durante a baixa mar, e há mesmo quem arrisque uma travessia até à Praia Grande vencendo os pontões naturais rochosos. Nesta parte mais recôndita é frequente a pratica de naturismo.

Vídeo

Publicado em Praias nos temas , , .