Pilotos substituem malas por tablets

As companhias aéreas estão a substituir as pesadas malas dos pilotos por tablets no cockpit.

Dentro do cockpit de um avião comercial

Certamente já reparou na bagagem de cabine que os pilotos levam consigo para dentro do cockpit do avião e que chega a pesar 20Kg. Lá dentro transportam dossiers com mapas e gráficos e manuais técnicos de operação de voo, tudo essencial para a viagem que vão efectuar.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias algumas Companhias Aéreas já estão a trocar o formato tradicional em papel pelo digital ao incluírem toda a documentação necessária num simples dispositivo electrónico com menos de 1 Kilo.

Os equipamentos mais usados têm sido os iPad da Apple. Mas a Delta Airlines vai apostar no Microsoft Surface 2 a partir de Maio 2014. Outras empresas de aviação já usam igualmente os tablet com o sistema operativo Android.

Vantagens da medida:

  • Poupança de combustível resultante do menor peso transportado. A empresa americana Delta estima uma redução de 13 milhões de dólares por ano no consumo de querosene;
  • Maior visibilidade dos instrumentos de bordo. Pelo método antigo a consulta de grandes mapas tapava os mostradores da cabine de pilotagem;
  • Equipamento suplementar para o caso do tablet do piloto falhar.

 

Publicado em Companhia Aérea nos temas .