Uber vende negócio na China ao rival Didi Chuxing

Logo da Uber e da chinesa Didi ChuxingA Uber concordou em vender a sua divisão chinesa à empresa rival Didi Chuxing. A aplicação de reserva de serviço de transporte privado vai manter a marca distinta no país, tendo a Uber  uma participação na companhia de 5.9%. A Uber iniciou operações na China em 2015, tendo operações em cerca de 40 cidades chinesas e prevendo expandir-se até às 100 no final de 2016.

Didi Chuxing é uma rede de transporte de passageiros com sede em Pequim que disponibiliza táxis e veículos aos utilizadores através de uma aplicação móvel e que tem uma quota de mercado a rondar os 90%. A empresa é o resultado da fusão de duas companhias rivais, Didi Dache e Kuaidi Dache, cada uma delas apoiada pelas maiores empresas chinesas da Internet, Tencent e Alibaba, respectivamente.

Em comunicado Cheng Wei, presidente-executivo da Didi Chuxing, disse que as duas empresas tinham aprendido muito uma com a outra ao longo dos últimos dois anos. Ele acrescentou que o acordo vai permitir colocar a indústria de transporte móvel num caminho mais saudável, de crescimento mais sustentável e a um nível superior.

Travis Kalanick, CEO da Uber indicou que a empresa estava a perder mais de mil milhões de dólares por ano nas suas operações chinesas, apesar da unidade local ser avaliada em cerca de 8 mil milhões de dólares.

Publicado em Notícias nos temas , .