Categorias: Destinos

Turismo no Brasil fecha 2016 a subir com receita de $6 mil milhões

O Banco Central do Brasil revelou os dados relativos aos gastos dos turistas estrangeiros em território brasileiro durante 2016. Segundo a Autoridade Bancária Central os viajantes estrangeiros gastaram ligeiramente acima de 6 mil milhões de dólares no Brasil, o que representa um aumento de 3.08% na receita em 2016 comparativamente ao ano anterior.

O aumento da receita turística deveu-se em grande parte ao impacto causado pelos Jogos Olímpicos realizados no Brasil, segundo as autoridades. Em termos absolutos, a receita gerada pelo Rio 2016 foi de 166 milhões de dólares. A indústria hoteleira do Rio de Janeiro sentiu um aumento de ocupação substancialmente maior com a realização dos Jogos Olímpicos do que as cidades de Londres em 2012 e Pequim em 2008.

Os US$166 milhões representam a contribuição dos Jogos na receita total, mas não foi possível calcular o aumento das chegadas de visitantes por causa dos Jogos Olímpicos, tendo as estimativas apurados cerca de meio milhão de turistas. É difícil dizer qual seria a diferença de receita se não existisse o Rio 2016, mas é verdade que o acolhimento dos Jogos Olímpicos trouxe ao Brasil um substancial aumento da receita cambial devido ao turismo e que contribuiu para um resultado positivo.

De acordo com o mesmo Banco Central as despesas dos brasileiros no exterior em 2016 totalizaram 14.5 mil milhões de dólares, uma descida de 16.48% relativamente a 2015. A diminuição de mais de 8 mil milhões tem como explicação a crise política, económica e a instabilidade cambial do dólar no último ano, que iniciou o ano em Janeiro com uma taxa de câmbio de 1 dólar para 4.1 Reais e caiu para 3.5 Reais nos últimos meses do ano passado.

Apesar das turbulências que afectaram o Brasil, o ano de 2016 acabou por ser positivo para o turismo brasileiro. O sector continua a oferecer forte apoio à economia e tem potencial para fazer mais para o desenvolvimento do país.

Ver comentários

  • Infelizmente para todos, certamente este ano não será assim... não só pela subida do real mas também pela falta de voos directos, o que faz com que os pacotes de férias estejam todos mais caros.

Partilhar
Etiquetas: Brasilturismo

Artigos Recentes

Nobu Hotels de Robert de Niro vai abrir hotel em Lisboa

O grupo hoteleiro Nobu Hotels anunciou que irá abrir o seu primeiro hotel em Portugal na Avenida da Liberdade em…

22/05/2023

easyJet abre rota entre Lisboa e Glasgow com dois voos por semana

A easyJet, vai adicionar onze novas rotas à sua rede no Reino Unido para o calendário de Verão IATA de…

06/03/2023

Passatempo Advento de Natal da Agência Abreu

A Agência Abreu está a organizar um passatempo na sua página oficial do Instagram para quem tem planos para viajar…

29/12/2022

Ryanair vai ter nova rota entre o Porto e Shannon na Irlanda

A low cost Ryanair apresentou 2 novos serviços para a região do Mediterrâneo a partir do Aeroporto de Shannon: Nápoles…

28/11/2022

Madeira volta a ter voos diretos para Nova Iorque desde o Funchal

A ilha da Madeira vai voltar a ter voos diretos para Nova Iorque a partir do Funchal. Com um tempo…

20/09/2022

easyJet soma mais 21 rotas e fica 2ª maior companhia aérea em Lisboa

A easyJet vai colocar mais três Airbus A321neo, o maior avião da companhia aérea low cost, na sua base em…

28/07/2022