Susto no primeiro voo A350 dos EUA ao abortar descolagem

 voo QR7452 Airbus A350 Qatar Airways aborta descolagemA Qatar Airways foi a primeira companhia aérea a voar o Airbus A350 Airbus desde os EUA no dia 10 de Dezembro de 2015.  Mas o voo inaugural desde o aeroporto JFK em Nova York para Doha não saiu bem como o planeado.

Quando o avião acelerava na pista para descolar ocorreu uma travagem brusca até o avião ficar quase imobilizado, provocando um enorme safanão e susto nos passageiros. O momento foi captado em vídeo.

Vídeo do voo QR7452 do A350 da Qatar Airways

O vídeo foi colocado no dia 11 de Dezembro no canal Youtube The Points Guy e tem a duração de 2 minutos e 20 segundos.

Aparentemente uma leitura do comprimento da pista levou o sistema computorizado da aeronave a accionar os travões por pensar que não teria tempo suficiente para efectuar a descolagem com segurança. Era a 1ª vez que um A350 estava a utilizar esta via do aeroporto JFK. O voo seria efectuado 2 horas depois numa pista diferente e com êxito. Um porta-voz da Qatar Airways não quis comentar o incidente.

O voo especial de quinta-feira desde Nova Iorque para Doha no Qatar levava 36 passageiros, a maioria convidados para a viagem inaugural. O vídeo foi filmado pelo jornalista de aviação Zach Honig, que foi convidado e estava sentado numa das poltronas da classe Business, mostra as reacções dos passageiros a bordo do voo QR7452 quando perceberam uma travagem súbita na pista.

Os passageiros assistiram ao desenrolar do momento ao vivo na sua tela de entretenimento de bordo do assento que mostrava a câmara virada para a frente instalada na cauda do avião. O jornalista, editor chefe do blog The Guy Points, classificou o incidente como uma experiência terrível mas em simultâneo como o voo mais memorável da sua vida.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .