O que deve saber antes de viajar até ao Cambodja

Templo Angkor Watt na selva com raízesO Cambodja é um dos destinos mais populares no sudeste da Ásia. Os turistas continuam a querer conhecer o misterioso e majestoso Templo Angkor, as ilhas selvagens em Sihanoukville, a saborosa cozinha Khmer e muitas outras maravilhas do país.

No entanto, planear uma viagem a um país exótico precisa de muitos preparativos. Mais abaixo deixamos 5 conselhos para quem pretende viajar até ao Cambodja pela primeira vez para ter uma experiência perfeita.

1. Escolha o itinerário principal no Cambodja

Vista frontal de Siem Reap no Cambodja

Se vai viajar pela primeira vez no Cambodja, deve escolher um circuito que passe por todas as atracções principais primeiro, já que existe uma grande variedade de rotas e atracções dispersas por todo o país, e apenas uma viagem não chega para visitá-las todas.

Phnompenh, Siem Reap, Sihanoukville são as cidades mais populares no Cambodja e também os lugares de visita obrigatória para os turistas. Normalmente, as pessoas escolhem viajar em Phnompenh e Siem Reap apenas com uma viagem de 5 a 7 dias. Sihanoukville será incluído no itinerário se a viagem se estender de 8 a 10 dias.

Se a viagem for mais de 10 dias, Battambang pode ser adicionado ao seu plano de viagem.

2. Evite viajar sozinho à noite no Cambodja

Cambojanos num mercado (foto a preto e branco)

A electricidade é um bem escasso no Cambodja, portanto, neste país, excepto pelas ruas principais do centro das cidade, outras ruas têm pouca luz ou nenhuma, apesar de serem grandes cidades como Phnompenh ou Siem Reap.

Além disso, as pessoas vão para a cama muito cedo, a maioria das lojas não abrem depois das 9 da noite, por isso não é seguro viajar sozinho ou num grupo de apenas 2 ou 3 pessoas durante a noite. Também, não há luz nas estradas do Cambodja, portanto não deve conduzir neste país à noite para evitar acidentes.

3. Regateie os preços quando for às compras

Loja de comércio local no Cambodja

A negociação faz parte da cultura asiática e o Cambodja não é uma excepção. Claro que não se pode negociar em centros comerciais e lojas de conveniência; no entanto, se quiser comprar algo num mercado cambojano ou numa pequena loja na rua, não se esqueça de regatear para conseguir um melhor preço.

Se for apenas uma pequena quantidade de comida, a negociação pode não ter grande efeito; mas com comida de 1kg, souvenires, roupas, jóias, pedras preciosas, etc, a negociação pode economizar até 50% do preço.

Normalmente, regatear permite baixar o preço em cerca de 10-20% para alimentos e 25-50% para outros bens. E o conselho para se ter sucesso, é fazer com que o vendedor acredite que você não precisa desses bens e só vai comprá-lo quando for vendido pelo preço que o satisfaz. Mantenha a calma, regateie e economize dinheiro!

4. Compre um cartão SIM 4G

Cartão SIM 4G e smartphone

Ter um cartão SIM 4G enquanto viaja no Cambodja é uma condição essencial, se quiser continuar ligado ao resto do mundo.

Um cartão SIM 4G no Camboja não é caro, o preço varia entre US $ 1 a US $ 20 e  depende do tamanho do pacote de dados. Normalmente, a maioria dos viajantes opta por comprar o cartão SIM de US $ 5 que inclui um pacote de dados de Internet 4Gb da Metfone, permitindo que um grupo de 5 pessoas partilhe a Internet durante 5 dias, sendo suficiente para fazer o check-in, navegar nas redes sociais e ver alguns vídeos curtos. Se a sua viagem for de muitos dias e precisa de utilizar com frequência a Internet, o melhor é comprar o pacote de dados de US $ 20 com um cartão SIM que inclui 20Gb de Internet.

Nesta altura já deve ter pensado que como vai ficar alojado em hotéis internacionais poderá utilizar o wi-fi durante a estadia, mas engana-se, pois a maioria dos alojamentos no Cambodja, têm uma ligação muito fraca e super lenta.

O Wi-Fi é melhor em Phnompenh, zona onde pode ter a velocidade de Internet mais rápida neste país. Noutras cidades, como Siem Reap - a segunda maior cidade do Cambodja, a qualidade da Internet é muito má.

Claro, que se você optar por ficar em hotéis de luxo de 5 estrelas, deverá ser bem melhor, embora a velocidade ainda seja lenta, no geral, a qualidade é aceitável. Nos hotéis de 4 estrelas e abaixo, normalmente a Internet é muito má; e às vezes não têm Wi-Fi nos quartos.

5. Prepare o seu estômago para comida cambojana

Prato cozinhado com insectos no cambodja

Na realidade, a comida cambojana em geral é fácil de comer. Se já está familiarizado com comida asiática, então deverá lidar com a comida no Camboja muito bem, até mesmo desfrutar totalmente.

No entanto, se raramente come comida asiática, poderá achar um pouco difícil, já que geralmente tem um sabor forte. Alguns pratos agradam à maioria dos gostos das pessoas, como o Caril Khmer, Peixe Amok, Khmer Lap, Lok Lak, Marisco Grelhado, etc. Se tiver um estômago forte, pode atrever-se a experimentar outras iguarias, como os insectos.

Acima estão alguns conselhos para a sua primeira viagem inesquecível ao Cambodja. Pode obter mais informações sobre o país e a sua oferta turística no site oficial do Turismo do Cambodja.

Mais informação sobre o Camboja

Terraço e vosta do hotel Rosewood Phnom Penh no Camboja

Rosewood abre hotel no edifico mais alto da capital do Camboja

Abriu o hotel Rosewood Phnom Penh localizado na emblemática Torre Vattanac Capital de 39 andares no distrito cultural e empresarial central ao longo de Preah Monivong Boulevard. Numa altura de 188 metros, no topo do prédio mais alto da capital do Camboja, o hotel oferece vistas deslumbrantes de 360º da cidade e um ponto de […]

Continuar a Ler
Emirates com voos diários para Phnom Penh no Cambodja

Emirates adiciona Phnom Penh no Camboja à sua rede com voos diários

Phnom Penh no Camboja vai ser o próximo destino que a Emirates vai operar a partir de 1 de Julho deste ano, com um Boeing 777-300ER numa configuração de duas classes. O lançamento dos voos diários do Dubai para Phnom Penh vai coincidir com a introdução de uma rota directa, sem escalas entre Dubai e Hanói. A partir de 1 de […]

Continuar a Ler
Thai Smile Airways voa até Siem Reap-Angkor Wat

Thai Smile Air vai aproximar Templos de Angkor Wat

A Thai Smile Air vai lançar voos entre Bangkok e Siem Reap no Camboja, tornando mais fácil efectuar excursões na região e chegar ao famoso templo de Angkor Wat. A Companhia Aérea da Tailândia é uma uma subsidiária da Thai Airways, e vai disponibilizar 10 voos semanais a partir do dia 01 de Fevereiro, numa operação em aeronaves Airbus A320 […]

Continuar a Ler

Visita Virtual aos Templos de Angkor no Camboja

Através dos Mapas do Google já é possível efectuar uma visita virtual aos Templos de Angkor no Camboja. Comodamente sentado no sofá em frente ao computador ou tablet é possível percorrer estas cidades e templos milenares, reino do Império dos Khmer, escondidos na selva. Este complexo templo encontra-se situado na parte noroeste do Cambodja na […]

Continuar a Ler