Ryanair deixa Portway e faz handling a partir de 28 de Março

Avião daRyanair na placa do aeroporto da Portela em LisboaA Ryanair vai deixar de ter a assistência da Portway nos aeroportos Portugueses por não renovação do contrato entre as duas empresas. Com esta decisão a Companhia Aérea Low Cost irá muito provavelmente começar a efectuar self-handling como aliás já acontece no aeroporto de Ponta Delgada nos Açores.

As datas para a conclusão dos contratos em vigor entre a Ryanair e Portway são:

  • 28 Março para Faro no Algarve;
  • 2 de Junho para o aeroporto Sá Carneiro no Porto;
  • 6 de Julho em Lisboa.

Um comunicado emitido pela Ryanair dizia “Na sequência de 18 meses de discussões com a Portway, relativas ao contrato de Handling em Faro, não foi possível estabelecer acordo para renovar o contrato, uma vez que a Portway apresentou uma proposta que contemplava o aumento de preços para este serviço“. Em consequência da falta de acordo em Faro os compromissos para Lisboa e Porto também não serão renovados.

A Ryanair representava 35% da actividade total da Portway, sendo que no caso do aeroporto Francisco Sá Carneiro  chega praticamente aos 50%.

Segundo o Sindicato SITAVA: “ludibriam o self-handling, pois a Ryanair está licenciada pela ANAC para fazer self-handling nas categorias 3 (bagagem) e 5 (placa), no entanto quem efectivamente faz essa assistência é a Groundlink (que só está licenciada, ilegalmente, para as categorias de assistência a passageiros), conforme anunciado pela Groundlink no próprio site”.

A Ryanair afirmou que não comentava as falsas alegações de sindicatos, referindo-se ao comunicado da SITAVA.

Publicado em Low Cost nos temas , .