Ryanair sinaliza eventuais perturbações em Portugal durante o Verão

avião da Ryanair sobre a praia da Falésia no Algarve

Avião da Ryanair sobre a praia da Falésia no Algarve

A Ryanair continua a prever perturbações nalgumas das sua operações durante a Páscoa, e possivelmente, durante o período do pico do Verão, já que até agora não conseguiu resolver as diferenças com os sindicatos de pilotos nalgumas das suas bases europeias. O presidente-executivo da companhia, Michael O’Leary, disse numa conferência de imprensa que as ligações de e para a Irlanda e Portugal seriam provavelmente afectadas.

Enquanto que a Ryanair está muito próxima de finalizar novos acordos com os sindicatos na Itália e em Espanha,  O’Leary disse que a companhia aérea não tem feito progressos noutros países, incluindo Portugal e Irlanda. Ele acrescentou: “Esperamos algumas interrupções, possivelmente durante a Páscoa, e talvez durante o período de Verão”. Anteriormente já tínhamos sinalizado aqui a possibilidade de os pilotos da Ryanair efectuarem greve durante o período da Páscoa.

O grupo de pilotos do EERC (European Employee Representative Council) pediu a demissão de O’Leary, alegando que um grande número de pilotos continuam a sair da Ryanair. No entanto, a companhia aérea disse que o EERC, um organismo criado no ano passado para lutar por melhores condições para os pilotos, não tinha qualquer legitimidade.

Toda esta polémica surgiu no Outono passado, quando a Ryanair foi forçada a cancelar milhares de vôos devido a um erro ao programar a licença dos pilotos, levando alguns a reivindicar que a companhia aérea não teria tripulação suficiente para as suas operações. No entanto, o espectro das greves no período de Natal e Ano Novo foi afastado com o inicio de conversações com os sindicatos.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .