Categorias: Low Cost

Ryanair cancela contrato com Momondo alegando quebra de acordo

A Ryanair confirmou que revogou um contrato de licença com a Momondo após uma quebra do acordo e pediu aos clientes para reservarem directamente no seu site. A companhia aérea low cost tinha concedido uma licença não exclusiva à Momondo para exibir as tarifas da Ryanair para fins de comparação de preços.

A Ryanair efectuou este tipo de contrato para além da Momondo, com vários sites de viagens incluindo o SkyScanner, Hipmunk e Dohop.

No entanto, a Ryanair revogou a sua licença depois de alegadamente a Momondo ter exibido links para sites não autorizados de screen scraper, incluindo os da Opodo e CheapOair, que ilegalmente vendem as passagens aéreas da Ryanair, em clara violação do contrato de licença.

A Ryanair tem estado envolvida em vários processos legais em toda a Europa contra este tipo de sites que extraem os seus dados, nomeadamente como a Opodo e eDreams, para evitar que os consumidores sejam sujeitos a taxas adicionais e para garantir que a Ryanair tenha os detalhes exactos dos contactos apropriados para comunicar com os seus clientes.

A companhia aérea de baixo custo reafirma que muitos destes sites continuam a causar problemas aos seus clientes recusando-se a transmitir informações vitais tanto aos passageiros como à Ryanair relativamente a questões como alterações de voo, check-in na Web, assistência com necessidades especiais e contactos, o que resultou em voos perdidos e repetidos problemas para os clientes.

A Hertz e a Ryanair também anularam o contrato que as unia até 2020.

A Ryanair iniciou um processo judicial contra a Google e a eDreams para impedir que induzam em erro os consumidores, anunciando tarifas inexistentes da Ryanair através do site eDreams e de anúncios no motor de pesquisa do Google, práticas proibidas pela legislação irlandesa sobre o consumidor.

Em Março deste ano, a Autoridade Reguladora da Publicidade no Reino Unido descobriu que a publicidade da eDreams e da Opodo no Google era enganosa para os consumidores e violava o código CAP (Código Britânico de práticas publicitárias), enquanto que a Autoridade Civil de Aviação do Reino Unido forçava a eDreams e a Opodo a alterar as suas práticas do Google AdWords.

A Ryanair esclarece que não tem qualquer problema com as Agências de Viagens Online que exibem as suas tarifas de uma forma transparente mas aconselha todos os passageiros a reservarem directamente no seu site oficial.

Partilhar

Artigos Recentes

easyJet abre rota entre Lisboa e Glasgow com dois voos por semana

A easyJet, vai adicionar onze novas rotas à sua rede no Reino Unido para o calendário de Verão IATA de…

06/03/2023

Passatempo Advento de Natal da Agência Abreu

A Agência Abreu está a organizar um passatempo na sua página oficial do Instagram para quem tem planos para viajar…

29/12/2022

Ryanair vai ter nova rota entre o Porto e Shannon na Irlanda

A low cost Ryanair apresentou 2 novos serviços para a região do Mediterrâneo a partir do Aeroporto de Shannon: Nápoles…

28/11/2022

Madeira volta a ter voos diretos para Nova Iorque desde o Funchal

A ilha da Madeira vai voltar a ter voos diretos para Nova Iorque a partir do Funchal. Com um tempo…

20/09/2022

easyJet soma mais 21 rotas e fica 2ª maior companhia aérea em Lisboa

A easyJet vai colocar mais três Airbus A321neo, o maior avião da companhia aérea low cost, na sua base em…

28/07/2022

Talvez as 10 Marinas mais bonitas da Europa que deve visitar

Escolhemos as 10 marinas europeias que você deve visitar, numa viagem de férias. Se procura um cenário pitoresco, barcos e…

12/05/2022