A Região de Turismo do Algarve (RTA) promove mais uma fam trip do projeto Redescobrir os Segredos do Algarve, desta vez em Vila do Bispo na próxima terça-feira, dia 6 de Dezembro, para dar a conhecer mais alguns dos segredos do principal destino turístico de Portugal, e ao mesmo tempo, revelar a herança árabe na região.
Com um programa intenso que se desenrola durante todo o dia, a visita à Vila do Bispo irá revelar algumas das maravilhas menos conhecidas deste concelho do Algarve. Os operadores turísticos, jornalistas e entidades regionais terão a oportunidade de descobrir várias facetas da oferta turística do concelho, desde as artes, o património histórico e arqueológico e ainda a cultura gastronómica. Na foto a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.
Mas a fam trip em Vila do Bispo será um desafio 2-em-1, já que a viagem de familiarização também integra a descoberta da Rota dos Omíadas no Algarve, o itinerário turístico-cultural dedicado à dinastia árabe que há mil anos dominava o Mediterrâneo. Na acção, será então dado a conhecer o património legado pela dinastia dos Omíadas no território do município, um dos 11 municípios algarvios que aderiram à Rota Omíada, a qual integra o itinerário internacional Umayyad Route que faz parte do conjunto de Rotas Culturais do Conselho da Europa.
Desidério Silva, presidente da RTA, afirmou:
Com esta iniciativa, pretendemos continuar a dar a conhecer o outro lado do Algarve: o seu rico património cultural e histórico, presente nas artes, nos monumentos, e também na gastronomia local. Vamos apresentar alguns dos atractivos turísticos de Vila do Bispo, que têm grandes potencialidades para cativar mais turistas e visitantes em época baixa.
Até as praias do concelho têm vestígios históricos com Ruínas Romanas como a Praia Boca do Rio no concelho de Vila do Bispo (com video).
A fam trip Redescobrir os Segredos do Algarve iniciou-se em 2013 e já passou por Alcoutim, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, São Brás de Alportel, Silves e Tavira. Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Vila do Bispo, da Direção Regional da Cultura do Algarve e do Projeto Umayyad – Rota Omíada.