Praia Maria Luísa, Albufeira no Algarve (Portugal)

Vista superior de um dos extremos da Praia Maria Luísa no AlgarveA praia Maria Luísa fica no concelho de Albufeira, centro do Algarve (Portugal), entre a localidade piscatória de Olhos de Água e a urbanização da Balaia, perto do resort Club Med. Situada numa zona pouco urbanizada, tem no entanto todo o tipo de infra-estruturas de apoio aos banhistas.

Vídeo da praia Maria Luísa em Albufeira no Algarve

Filme realizado em visita durante o mês de Junho de 2016 e colocado no nosso canal youtube.com/netviagem em Julho.

Que tipo de serviços estão disponíveis

Lado nascente da praia Maria Luísa em Albufeira

A praia tem sido consecutivamente galardoada com Bandeira Azul, sinónimo de qualidade das suas águas e areia. Existe uma concessão que aluga toldos e cadeiras de praia, tem restaurante/bar, nadador-salvador, embarcações de desportos náuticos (windsurf, vela, etc), casas de banho e duches.

Quais os caminhos de acesso

Existem 2 percursos para se chegar à praia Maria Luísa e nenhum deles é recomendado para pessoas com mobilidade reduzida.

Praia da Maria Luísa vista do lado de Olhos de Água com o Club Med no topo

O primeiro é vindo da estrada de Albufeira, virar na placa de sinalização e estacionar em frente ao Club Med Balaia. A partir daqui é necessário descer uma rampa empedrada e em terra batida.

O 2º percurso é a partir da povoação de Olhos de Água e da Rua da Torre da Medronheira.

É uma praia segura?

A praia Maria Luísa é rodeada por falésias de cor dourada que lhe conferem alguma beleza mas apresentam algum risco. Infelizmente em 2009 uma derrocada provocou a morte de 5 veraneantes que ficaram soterrados. A partir desta data têm sido efectuadas derrocadas controladas de forma a consolidar as falésias.

Placa indicativa com as características e serviços da praia Maria Luísa

No entanto a praia não é menos segura do que todas as outras de características idênticas, e a probabilidade mostra que uma tragédia deste género poderá nunca mais voltar a acontecer nas próximas décadas. De qualquer forma deve-se evitar a presença junto às falésias, facto que parece quase impossível durante as marés cheias, já que aparentemente esta zona da costa parece ter vindo a perder areal nos últimos anos.

Publicado em Praias nos temas , , .