O hotel Paris Bastille Boutet é a primeira unidade de 5 estrelas no leste de Paris da MGallery by Sofitel. Localizado nos números 22-24 da rua Faidherbe, o hotel foi inaugurado recentemente, e permite descobrir o animado 11º arrondissement. O Paris Bastille Boutet situa-se num edifício que antigamente era uma oficina de carpintaria e posteriormente uma fábrica de chocolate, conhecido como Maison Boutet.
Os responsáveis pela transformação do edifício num estabelecimento hoteleiro foram o arquitecto Vincent Bastie e o designer Astrid Dieterlen. O processo criativo de Astrid Dieterlen foi impulsionado por “Conciliar a história e o espírito de um lugar para as necessidades dos nossos tempos”.
Vincent Bastie, pretendeu “estender a história do interior, criando uma característica fundamental: a escadaria monumental”. O resultado foi uma reinterpretação dos códigos da indústria hoteleira, misturando art deco e sofisticação industrial.
O hotel de 6 andares dispõe de 80 quartos e suites, 10 deles com varandas. Em homenagem ao seu passado de centro de manufactura, os alunos da Escola Boulle foram contratados para produzir duas suites de assinatura, cada uma com sua própria atmosfera especial:
- A suite Ebony Suíte joga com o tema da sensualidade, com a justaposição de madeira escura e veludo;
- A suite Teak revela-se como uma série de caixas que definem os espaços da vida e criando um casulo pouco comum.
No centro da unidade encontra-se os 150m2 do espaço dedicado ao bem-estar, cheio de luz, proporciona a meditação e o relaxamento. Tem uma piscina interior com jactos de água, uma sala de vapor, sauna e dois chuveiros luminoterapia.
A fim de proteger a autenticidade e o espírito do edifício foi colocada especial ênfase na renovação dos mosaicos e do dossel art deco. A fachada do edifício, que remonta a 1926, foi restaurada trazendo a sua antiga glória. O seu património industrial espalha-se pelos diversos recantos do hotel, do lobby bar, com seus sofás de couro, para a área do bem-estar, com seus azulejos brancos e azuis.
No terraço existem espaçosos jardins e desde o topo é possível usufruir de uma vista excepcional sobre o skyline parisiense.