BBVA procura comprador para 14 hotéis que herdou de falências

Operação Projecto Otelo do Banco Espanhol BBVA pretende arranjar novo dono para 14 hotéis que a Instituição Financeira herdou de créditos falidos. Mas não é a única em curso: Amazona do Bankia e Gaudí do FMS também tentam vender unidades hoteleiras.

Projecto Otelo BBVA com 14 hotéis

O BBVA contratou a consultora imobiliária Aguirre Newman para a operação de venda de activos que incluem unidades hoteleiras em diversos locais emblemáticos turísticos de Espanha como Benidorm, LLoret del Mar, Canárias entre outros. Alguns destes hotéis encontram-se mesmo encerrados que poderá ser uma mais-valia para o futuro comprador já que não terá de assumir encargos anteriores.

A decisão do Banco Bilbao Viscaya Argentaria surge num momento que o mercado imobiliário parece dar mostras de recuperação e começa a haver algum apetite financeiro de investidores estrangeiros com os números de turismo a baterem recordes nalguns países do sul da Europa como Espanha, Portugal e Grécia.

Segundo a noticia 757572 do jornal Espanhol El Confidencial, os movimentos no mercado imobiliário do sector hoteleiro atingiram em Espanha durante o ano de 2014, 1.080 milhões de euros, um aumento de 37% relativamente ao ano anterior, e o dobro comparado com 2012.

SAM_6046

Projecto Amazona do Bankia com 49 unidades hoteleiras

O Otelo não é a única operação em curso, o Bankia também lançou o Projecto Amazona que incorpora 49 hotéis totalizando 8.500 camas em que 70% das unidades são resorts de férias e 30% são estabelecimentos hoteleiros urbanos, 75% localizam-se na Andaluzia, Catalunha, ilhas Baleares e Comunidade de Valência sendo na sua maioria de 3 e 4 estrelas.

No concurso de venda do Bankia que ronda um investimento de 400 milhões para o lote total das propriedades em causa, figuram interessados como a cadeia hoteleira norte-americana Starwood e os gestores de fundos Apollo, Cerberus e Fortress.

Projecto Gaudí do Banco Mau Alemão

O FMS Wertmanagement (FMS WM), mais conhecido por Banco Mau da Alemanha, criado para acolher o crédito imobiliário de cobrança duvidosa pôs no mercado uma carteira de 750 milhões de euros.

Neste pacote que incluem muitas hipotecas não relacionadas com turismo encontra-se pelo menos dois hotéis de luxo, um em Espanha e outro em Portugal:

  • Hotel Arts de Barcelona;
  • Penha Longa Hotel & Resort em Sintra.
Publicado em Hotéis nos temas , , , , .