Categorias: Hotéis

Até 2020 AccorHotels quer ter 1000 hortas urbanas nos seus hotéis

O grupo AccorHotels apresentou recentemente o balanço do seu programa de desenvolvimento sustentável Planet 21 e renovou os seus compromissos para o horizonte 2016-2020. São 4 eixos estratégicos e duas prioridades, 6 acções obrigatórias para todos os hotéis do Grupo, e até 2020: Criação de 1000 hortas urbanas nos seus hotéis; Redução de 30% do desperdício alimentar; 100% das construções e planos de renovação para as filiais com baixo carbono.

Sébastien Bazin, CEO do Grupo Accorhotels, afirmou: “o compromisso e a energia das equipas para implementar o Planet 21 em todo o mundo são formidáveis alavancas de performance sustentável. Cinco anos depois do seu lançamento, os resultados são muito encorajadores. E queremos, hoje, ser ainda mais ambiciosos ao apostar na inovação e na responsabilização. A segunda temporada deve permitir-nos criar riqueza sustentável e limitar os impactos negativos, graças à mobilização dos nossos colaboradores, clientes, parceiros e das comunidades locais. A nossa visão é abrir, em todos os lugares onde estamos implementados, novas vias para uma hospitalidade positiva, mais responsável e inventiva.”

Fase 2 de Planet 21 (2016-2020)

Num processo marcado pelo progresso e transparência, o Grupo Accorhotels interrogou os seus clientes, actualizou a sua pegada ambiental e avaliou pela primeira vez a sua pegada sócio-económica a fim de medir os desafios e construir um novo plano para os próximos 5 anos.

Elaborado em colaboração com as equipas, o programa até 2020 reforça alguns compromissos fundamentais do Grupo, como a redução da sua pegada ambiental, e identifica novos objectivos em linha com a evolução do core-business e das prioridades estratégicas, tais como o Food & Beverage ou a gestão sustentável do património imobiliário pela HotelInvest.

Para acompanhar eficazmente os hotéis na implementação deste novo plano, a Carta 21, sistema interno de gestão do desenvolvimento sustentável para os hoteleiros, evoluiu e passou a designar-se Planet 21 in Action. Com um nível de ambição reforçada, o Planet 21 in Action espelha melhor as realidades operacionais e as especificidades locais. Mais flexível, este sistema apoia-se numa abordagem participativa onde cada hotel fixa os seus próprios objectivos e constrói o seu plano de acções. Uma base comum, composta por 16 acções obrigatórias, fixa um primeiro nível de compromisso exigente para os hotéis (nível bronze). Para ir mais longe e atingir os níveis superiores (prata, ouro e platina), o hotel selecciona as acções a desenvolver, de entre um conjunto de iniciativas possíveis, apropriando-se dos desafios e apostando na responsabilização social e ambiental dos seus colaboradores e dos seus clientes.

Como foi a Fase 1 do Planet 21 que decorreu de 2011 a 2015

Foram realizados progressos significativos no Grupo Accorhotels, nomeadamente em matéria de bem-estar no trabalho, protecção da infância, biodiversidade e gestão dos consumos de água e energia. Em 5 anos:

  • Consumo de água baixou cerca de 9%;
  • Energia desceu 5.3%;
  • Emissões de carbono diminuíram 6.2%.

No final de 2015, os hotéis foram mobilizados para a protecção da infância contra os abusos (programa de sensibilização interno, chamado WATCH) e mais de 4.5 milhões de árvores foram plantados desde 2009 em todo o mundo.

Partilhar

Artigos Recentes

easyJet abre rota entre Lisboa e Glasgow com dois voos por semana

A easyJet, vai adicionar onze novas rotas à sua rede no Reino Unido para o calendário de Verão IATA de…

06/03/2023

Passatempo Advento de Natal da Agência Abreu

A Agência Abreu está a organizar um passatempo na sua página oficial do Instagram para quem tem planos para viajar…

29/12/2022

Ryanair vai ter nova rota entre o Porto e Shannon na Irlanda

A low cost Ryanair apresentou 2 novos serviços para a região do Mediterrâneo a partir do Aeroporto de Shannon: Nápoles…

28/11/2022

Madeira volta a ter voos diretos para Nova Iorque desde o Funchal

A ilha da Madeira vai voltar a ter voos diretos para Nova Iorque a partir do Funchal. Com um tempo…

20/09/2022

easyJet soma mais 21 rotas e fica 2ª maior companhia aérea em Lisboa

A easyJet vai colocar mais três Airbus A321neo, o maior avião da companhia aérea low cost, na sua base em…

28/07/2022

Talvez as 10 Marinas mais bonitas da Europa que deve visitar

Escolhemos as 10 marinas europeias que você deve visitar, numa viagem de férias. Se procura um cenário pitoresco, barcos e…

12/05/2022