Vistos Electrónicos obrigatórios na Turquia Abril 2014

A Turquia vai obrigar a obtenção de vistos electrónicos a partir de 10 de Abril 2014.

Vistos Electrónicos obrigatórios na Turquia desde 2014

O documento podia ser obtido à entrada do país nos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras dos aeroportos ou dirigindo-se à Secção Consular da Embaixada da República da Turquia em Lisboa na Avenida Descobertas, 22 1400-092 LISBOA (São Francisco Xavier).
O formato electrónico vai substituir o carimbo que era atribuído nos aeroportos. A partir de agora basta aceder ao site https://www.evisa.gov.tr/ preencher o formulário, esperar pela validação dos dados, efectuar o pagamento e receber a autorização por correio electrónico nas próximas 24 horas. Aqui ficam algumas dúvidas que podem existir e respectivas respostas:

O que é necessário?

Antes de fazer o requerimento no site deve ter o seu passaporte com mínimo de 6 meses de validade à data de entrada na Turquia, uma forma de pagamento em cartão de crédito Visa ou Mastercard e os bilhetes de avião confirmados.

Que nacionalidades podem obter o e-Visa?

Praticamente todos os países de expressão portuguesa são elegíveis: Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Estranhamento o Brasil não se encontra na lista.

Tenho de entrar na data exacta da aplicação?

Não. O e-Visa é válido a partir desse dia. Pode entrar na Turquia em qualquer data dentro do período de validade.

Os acompanhantes também precisam de visto?

Sim. Cada pessoa necessita de um e-Visa. Mesmo os filhos que estão incluídos no passaporte dos pais.

Os dados do passaporte não coincidem com o visto?

Tem de requerer outro documento.

Qual o tempo necessário para pedir o e-Visa?

Pode efectuar o seu pedido com pelo menos 24 horas de antecedência da partida, no entanto é aconselhável fazê-lo uma semana antes.

Que formas de pagamento existem?

Pode efectuar o pagamento electronicamente no site através de um cartão de crédito Visa ou Mastercard. Não é obrigatório que o titular do cartão seja o do requerente do e-Visa.

Se tiver dúvidas siga o vídeo com as instruções detalhadas (Em Inglês).

Publicado em Destinos nos temas .

29 Comments

  1. Estranhamento que o Brasil não está na lista??????????? Desde quando o Brasil precisa entrar na lista dos países que falam português, só por falar português? (que, aliás, é um português seu, com características particulares). Deveria, antes de mais nada, saber dos acordos internacionais. E que esses são única e exclusivamente feitos com os governos desses mesmos países e não obedecendo a critérios caducos de ex-exploradores de colónias. E não adianta enviar-me mail. Ficará no junk, como seu post.

    • Ana Silva eu adoro o Brasil, adoro o povo brasileiro, sou fanático do futebol brasileiro, acolho em lisboa alguns amigos brasileiros de que gosto muito e fico triste com a sua xenofobia portuga. Se calhar tem as suas razões. Se são justas eu sem culpas, mesmo assim, peço desculpa por quem lhe fez tanto mal.

    • Brasileiros não precisam de nenhum visto para viagens à Turquia, por isso não está na lista. Sou brasileiro e tenho grande admiração pela cultura turca e já fui lá uma vez.

    • Caro Edison Gargantini,

      Se tiver um passaporte português válido poderá requerer um visto electrónico para entrar na Turquia, através do site acima mencionado.
      Cumprimentos e boa viagem
      A. Sofia

  2. Eu sou portuguesa, e vivo em portugal.
    Vou de ferias para a Turquia.
    Gostaria de saber se é necessário visto.

    Obrigado

    • Bom dia Magali,
      Sim necessita de visto que pode ser obtido de forma electrónica através do site acima mencionado no artigo. Neste momento custa 20 dólares USD através do respectivo site da República da Turquia. Se for efectuar a sua viagem através de uma Agência de Viagens em programa turístico informe-se junto da mesma se o pacote já inclui o visa obrigatório.
      Espero ter ajudado a esclarecer, se tiver mais dúvidas disponha. Boas férias.
      Ana Sofia

  3. Gostaria de saber se posso ir de ferias para a turquia com BI- Carta de identidade,

    • Os cidadãos portugueses podem apresentar como documento de identificação os cartões de identidade nacionais válidos (Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade). Esta facilidade entrou em vigor em Março de 2013.

      • ESTOU A TENTAR FAZER O VISTO ONLINE COM O CC E NÃO ESTOU A CONSEGUIR O QUE SE PASSA? É urgente pois falta-me 5 dias para viajar e ponho o cartão de cidadão (nº carte ‘ identité) e pede-me o nr de passaporte. estou desesperada. j tenho viagem paga para mim e filha. eu tenho passaporte mas ela n tem e agora?

    • Boa tarde. Estou muito nervosa e preocupada pois faltam 6 dias para viajar, e estou desde ontem a tentar fazer o visto online para mim e filha com o Cartão de Cidadão- Somos portuguesas. Contudo esta sempre a dar erro, isto é, pede sempre o nr de passaporte, apesar de eu ter escolhido na aplicação o C.C. A minha filha é menor e não tem passaporte e nunca me disseram que era preciso, apenas o CC. Como faço para resolver esta situação? Ajudem-me que estou deseperada.

  4. sou angolano e pretendo viajar para istambul para participar numa conferencia internacional. o passaporte a utilizar por mim será o passaporte de serviço angolano. no site do governo turco ao preencher o formulario reparei que é solicitado um documento de referencia (visto ou autorizaçao de residencia num pais europeu ou da ocde). o meu primeiro ponto de entrada sera lisboa em que nao é necessario visto devido ao facto de viajar com passaporte de serviço. minha duvida é qual o documento de referencia que tenho que fazer referencia.

    • Bom dia,
      Não conseguimos dar resposta à sua pergunta. Aconselhamos que se informe junto da Embaixada da Turquia em Portugal. Eles saberão certamente dar resposta.
      Pode efectuar contacto electrónico através do site: http://embaixada-turquia.pt/pt que tem uma opção para envio de mensagens ou pelo telefone: (+351) 213 003 110.
      Se necessitar de mais informações disponha.

  5. Bom dia.
    Sou português e já estive na Turquia, e já expirou o primeiro visto que pedi de três meses, quanto tempo tenho de esperar para pedir um novo visto de múltiplas entradas de três meses?

    • Bom dia Ricardo Pereira,
      Se é cidadão português pode requerer o multiple-entry e-Visa imediatamente através do site referido.
      Cumprimentos

  6. Boa Tarde,
    Sou Angolano, com o e- visa electrónico posso embarcar para Turquia sem problemas,?

    • Boa tarde,
      Sim! Angola pertence ao grupo de países cujos cidadãos podem requer o visto electrónico (e-Visa) para a Turquia e viajar para aquele país sem qualquer problema.

  7. Boa Noite, Sou Angolano
    Consigui obter E-Visa electrónico, posso Viajar sem nenhum constrangimento quando chegar na Turquia, por favor favor ajude-me.
    Preciso ir para Turquia Urgentimento

  8. boa tarde

    Irei fazer escala em Istambul, Lisboa – Istambul – Atenas e não sairei do aeroporto é necessário passaporte e/ou visto?

    • Boa tarde,
      Se não sair da área de trânsito internacional do aeroporto de Istambul não precisa de passaporte/visto. Se por qualquer motivo o voo se atrasar e precisar de sair do aeroporto para passar a noite, pode requerer o visto localmente, mas se tiver o passaporte consigo, caso contrário nunca poderá abandonar a área de transferência.

  9. Boa noite,
    Tenho um visto válido de agosto até fevereiro de 2015 e já visitei Istambul em agosto. Posso utilizar este visto para entrar novamene em Istambul no mês de dezembro deste ano?
    O visto permite múltiplas entradas contudo como especifica como duração da estadia 90 dias fiquei na dúvida.

    Outra questão, após o visto caducar em fevereiro, quanto tempo tenho de esperar para pedir um novo?

    Muito obrigado.

    • Bom dia,
      Se o visto é de múltiplas entradas e com validade até Fevereiro de 2016 pode novamente utilizar em Dezembro de 2015. A referência de estadia de 90 dias refere-se ao tempo máximo consecutivo que pode permanecer na Turquia, que pela sua descrição ainda não foi ultrapassado. Pela indicação que temos pode pedir outro visto novo pelo mesmo processo imediatamente a seguir sem nenhum período de espera.

  10. Boa tarde sou angolana, vou viajar agora para Itália e quero chegar até Istambul, devo pedir o visto aqui em Angola ou posso fazê lo em Itália? Por favor ajudem me

    • Se tiver apenas de passagem e não sair do aeroporto de Istambul, não precisa de pedir visto para entrar na Turquia. Para Itália convém ser pedido em Angola.

      • Pois pretendo ficar na Itália alguns dias e para isso já tenho visto. Minha preocupação é com a Turquia, peço visto aqui em Angola ou será possível na Itália?

  11. Boa tarde sou angolana gostaria d saber, tenho visto brasileiro vou viajar essa semana é posivel obter visto d canada em brasil com passaporte angolano. porfavor me responde só

Comments are closed.