Categorias: Destinos

Ilha do Sal atinge recorde de nidificação de tartarugas em 2017

As organizações cabo-verdianas para a conservação do meio ambiente, Projecto Biodiversidade e BIOS Cabo Verde, com o apoio da RIU Hotels & Resorts, registaram um recorde histórico de nidificação de tartarugas (Caretta caretta) registadas na ilha de Sal e uma importante recuperação dos ninhos na ilha da Boa Vista, quadruplicando os resultados de 2014.

No total, em 2017, o Projecto Biodiversidade registou 7.634 novos ninhos deste tipo de tartaruga, o dobro do ano passado, cujo número era de 4.120; enquanto o BIOS Cabo Verde em Boa Vista registou 4.688 ninhos, consolidando um aumento muito importante e contínuo no número de ninhos desde 2013

É um resultado magnífico considerando que a população desta espécie de tartaruga tem em Cabo Verde a terceira maior população da espécie no mundo, mas que é ao mesmo tempo, uma das 11 populações de tartarugas marinhas mais ameaçadas no planeta. O RIU Hotels, BIOS Cabo Verde e Projecto Biodiversidade fortaleceram uma aliança que começou em 2011 e 2016, respectivamente, para proteger a vida selvagem de Cabo Verde, através de planos para proteger o meio ambiente e o ecossistema do arquipélago nas ilhas do Sal e da Boa Vista.

Esta temporada de recordes na história da ilha do Sal com 7.634 ninhos começou a 14 de Junho de 2017, uma semana antes do ano passado e terminou a 20 de Novembro. De acordo com os dados fornecidos pelo Projecto Biodiversidade, durante o ano de 2017 foram capturadas 250 tartarugas, 14 deles conseguiram ser resgatadas, mas 236 foram perdidas, 203 em praias desprotegidas e 33 em praias protegidas.

Para proteger os ninhos que estão em mau estado, a associação coloca-os em diferentes incubadoras espalhadas pela ilha do Sal. Em 2017, 1.310 ninhos (17% do total registado na área) foram movidos para áreas de incubação, 984 deles para o incubatório principal do RIU Hotels localizado na praia em frente ao resort. No total, na ilha do Sal, conseguiu-se o lançamento de mais de 70 mil tartarugas dos viveiros.

No que diz respeito a Boa Vista, este ano BIOS CV identificou nas praias monitorizadas por esta associação dentro da Reserva Natural de Tartarugas, a área de maior densidade do mundo para esta espécie, um total de 4.688 ninhos de cerca de 910 fêmeas diferentes, numa estação que este ano foi ampliada de 15 de Maio a 20 de Novembro e que resultou em mais de 20 mil ninhos registados em toda a ilha. É muito importante notar que não houve captura de fêmeas adultas ou caça ao ninhos na praia de João Barrosa. Infelizmente, a caça de fêmeas noutras praias e no mar ainda é ainda um problema sério na Boa Vista. São projectos como estes que fazem com que Cabo Verde tenha integrado a lista dos 10 destinos mais éticos do Mundo em 2017.

Partilhar
Etiquetas: cabo verdeRIU

Artigos Recentes

Nobu Hotels de Robert de Niro vai abrir hotel em Lisboa

O grupo hoteleiro Nobu Hotels anunciou que irá abrir o seu primeiro hotel em Portugal na Avenida da Liberdade em…

22/05/2023

easyJet abre rota entre Lisboa e Glasgow com dois voos por semana

A easyJet, vai adicionar onze novas rotas à sua rede no Reino Unido para o calendário de Verão IATA de…

06/03/2023

Passatempo Advento de Natal da Agência Abreu

A Agência Abreu está a organizar um passatempo na sua página oficial do Instagram para quem tem planos para viajar…

29/12/2022

Ryanair vai ter nova rota entre o Porto e Shannon na Irlanda

A low cost Ryanair apresentou 2 novos serviços para a região do Mediterrâneo a partir do Aeroporto de Shannon: Nápoles…

28/11/2022

Madeira volta a ter voos diretos para Nova Iorque desde o Funchal

A ilha da Madeira vai voltar a ter voos diretos para Nova Iorque a partir do Funchal. Com um tempo…

20/09/2022

easyJet soma mais 21 rotas e fica 2ª maior companhia aérea em Lisboa

A easyJet vai colocar mais três Airbus A321neo, o maior avião da companhia aérea low cost, na sua base em…

28/07/2022