Cuba e EUA vão ter ligações de ferry a 169 USD e voos regulares a 3 Julho

Governo americano aprova licenças para empresas de ferry iniciarem ligações marítimas entre Estados Unidos e Cuba, enquanto a JetBlue Airways, uma das principais companhias aéreas dos Estados Unidos, anunciou que vai passar a ter um voo semanal entre o aeroporto John F. Kennedy em Nova Iorque e o aeroporto Jose Martí em Havana a partir do dia 3 de Julho de 2015.

Ferry de Miami a Havana desde 169 USD

Segundo o Caribbean Journal, o Governo Americano deu mais um passo importante para a relação entre os 2 países ao iniciar a aprovação de licenças para algumas empresas de ferry começarem a operar entre os Estados Unidos e Cuba.

Embora seja preciso vencer ainda alguma burocracia como a aprovação da Guarda Costeira norte-americana e o consentimento da administração portuária do governo cubano, por enquanto 5 empresas já estão aprovadas para começar a efectuar as ligações marítimas, sendo duas delas a Baja Ferries USAUnited Caribbean Lines.

Uma empresa, Airline Brokers Company, afirmou que tinha requerido pela primeira vez uma licença em 1991 e agora, 24 anos depois, finalmente recebeu a aprovação.

A CubaKat, que tem vindo a trabalhar no desenvolvimento de um serviço de catamarã de alta velocidade, aplaudiu a notícia na sua conta do Facebook, embora ainda não tenha recebido a aprovação. Num dos comentários a empresa espera vender a ligação entre Florida e Havana por $169 dólares (p/ percurso) fora o visto que são mais 25 USD.

Empresa de ferry Cubakat entre Florida e Cuba

Ligações aéreas JetBlue entre Cuba e Nova Iorque nos Estados Unidos

Este será pelo menos o primeiro passo nas ligações aéreas após o levantamento de algumas restrições entre os 2 países, embora por enquanto a ligação da responsabilidade da Cuba Travel Services não apareça no sistema GDS (Sistema Global de Distribuição), sendo por isso considerada até ao momento uma operação charter.

Aliás uma procura no sistema GDS americano indica que os voos para Cuba encontram-se proibidos.

As ligações aéreas da JetBlue para Cuba vão ser operados em aviões Airbus A320 com 150 assentos em cabedal e com mais espaço para as pernas do que as classes economias habituais, e 42 da Classe Plus.

Publicado em Destinos nos temas , , .