TAM reduz 10% dos voos no Brasil e corta 2% dos funcionários

A companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, marca da LATAM Airlines Group, vai reduzir em 10% as suas operações no Brasil e dispensar 2% dos seus funcionários. Na nota de imprensa enviada à Comissão de Valores Mobiliários, a TAM atribuiu a decisão de diminuir o número de voos devido ao desafiante cenário económico do país, que impõe a necessidade de ajustamentos sem prejudicar os passageiros.

Os últimos dados divulgados pelo Banco Central do Brasil no dia 17 de Julho de 2015 indicam que durante os primeiros 5 meses do ano a actividade económica contraiu 2.64%. Nos últimos 4 anos a combinação de elevados índices de inflação e baixo crescimento obrigaram o governo a por em prática um severo plano fiscal que implica uma forte diminuição da despesa pública e diversas medidas para aumentar a receita fiscal.
TAM corta 10%% dos voos no Brasil

A austeridade imposta pelo governo de Dilma Rousseff traduziu-se num abrandamento da actividade económica e num aumento do desemprego em 2% para 6.7%. A previsão dos analistas financeiros é que a economia brasileira contraia 1.7% durante o corrente ano.

Claudia Sender, presidente da Companhia Aérea TAM disse em comunicado “Adoptamos esta medida para fazer frente a um contexto económico difícil no Brasil, que impõe a necessidade de ajustamentos sem prejudicar os nossos passageiros e fortalecendo ainda mais a nossa competitividade. Esta adequação não afectará a estratégia de longo prazo que inclui uma renovação da frota.

Actualmente a TAM Linhas Aéreas tem uma quota de tráfego de 36% no Brasil, apenas superada pela GOL com 37%.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .