A recém criada Avatar Airlines quer ser o Google das Companhias Aéreas pois pretende que a sua principal fonte de receitas seja a publicidade.
Com sede em Las Vegas pretende operar apenas em rotas domésticas nos Estados Unidos com aviões Boeing 747-400 e preços low cost. Os valores dos bilhetes de avião vão estar compreendidos entre os USD 19 e 99 (14-72 euros) por percurso.
Objectivo da Avatar Airlines
Mas o objectivo da empresa, é que embora as tarifas sejam de baixo custo, tudo o resto será igual ou melhor que as Companhias Aéreas tradicionais. Para tal não pretendem sacrificar o conforto dos passageiros e as dimensões dos assentos serão de tamanho razoável. Não haverá extras para bagagens, e a Avatar vai mesmo fazer o tempo recuar, quando cada passageiro podia levar 2 malas no porão e ainda bagagem de mão sem custos adicionais.
Segundo o Media Package da Avatar Airlines outro dos planos arrojados é dotar as suas aeronaves com um centro multimédia baseado em computação na nuvem substituindo os históricos visores na retaguarda dos assentos. Por uma pequena taxa os seus clientes podem aceder a Wi-Fi via satélite, assistir a filmes, surfar na internet, ler o correio eletrónico ou fazer compras na loja online. A Companhia encoraja os passageiros a usarem os smartphones/tablets próprios ou se preferirem alugar um equipamento a bordo.
Para o projecto ser rentável esta Linha de Aviação Americana quer colocar publicidade em praticamente todas as áreas da aeronave como estofos dos assentos, mesas, bandejas, tetos, paredes e exterior, conseguindo ao exemplo da Google uma importante fonte de financiamento através da venda de espaço publicitário.
Os valores propostas para a fuselagem completa de um avião são:
- 250.000 USD num contrato de 12 meses;
175.000 USD para 24 meses;
150.000 USD para 36 meses.
Para corporações que queiram patrocinar mais que uma aeronave existem descontos especiais.
Alguns exemplos:
Muitos duvidaram da viabilidade do Google na sua fase inicial, assim como agora podem torcer o nariz a este modelo de negócio aéreo low cost, só o tempo nos dirá se a Avatar terá asas para voar bem alto e não fazer parte da lista onde nenhuma Companhia Aérea quer estar.