5 Maiores Grupos Aéreos criam lobby contra taxas elevadas

Os responsáveis pelos 5 maiores grupos aéreos da aviação comercial da Europa reuniram-se num encontro histórico para pressionar a União Europeia (UE) a reduzir as taxas de aeroporto, baixar os custos do controlo de tráfego e manter aberto o espaço aéreo durante as greves nacionais dos controladores.

Os representantes das Companhias de aviação que estiveram na reunião representam mais de 50% dos passageiros transportados no continente europeu e vão apresentar as suas reivindicações concertadas à Comissária da UE para os transportes, Violeta Bulc, que pretende desenvolver uma nova estratégia para o sector da aviação na Europa.

Os 5 maiores grupos são constituídos por:

  • IAG que agrupa a British Airways e a Iberia;
  • Low Cost easyJet;
  • Ryanair;
  • Air France e KLM;
  • Lufthansa e Swiss.

5 Maiores Companhias Aéreas e União Europeia

Até Outubro de 2015  pretendem criar uma Associação à imagem da Airlines of America de forma a representar de forma uniforme as suas posições e criar um lobby junto da UE. Para já pretendem uma redução significativa das taxas de aeroporto e dos impostos ambientais.

Michael O’Leary, presidente da Ryanair que tem sido um grande critico das greves no passado reafirmou que os sindicatos devem primeiro encontrar outras formas de luta durante as suas disputas e só recorrer às greves em último caso.

Carolyn McCall, CEO da easyJet disse na conferência de imprensa a 17 de Junho que era escandaloso a falta de concorrência no handling de terra nos aeroportos europeus, assumindo que a UE devia agir imediatamente.

McCall disse que as companhias aéreas estão frustradas com a lentidão da mudança na Europa, que nada acrescentou após a introdução de um espaço único várias décadas atrás. No entanto, disse que a tecnologia agora existe para reduzir custos e agilizar viagens.

As paragens laborais por motivos de greve dos controladores aéreos levaram ao cancelamento de 3.000 voos no primeiro semestre deste ano, o grupo disse que era necessário implementar nova tecnologia para manter o espaço aéreo operacional mesmo durante estas paragens.

Segundo o grupo dos 5, a descida das taxas aeroportuárias que custam actualmente entre 8% a 20% dos custos operacionais, permitiriam aos passageiros poupar 1.5 biliões de euros por ano. Eles clamam por uma reforma da Directiva das Taxas Aeroportuárias para garantir que o monopólio de alguns aeroportos são efectivamente regulamentados e as taxas de segurança sejam eficientes.

Publicado em Notícias nos temas , , , , .