Categorias: Low Cost

África tem mais uma Companhia Low Cost: Fastjet Zimbabwe

A Companhia Aérea Low Cost Fastjet Zimbabwe iniciou as suas operações no dia 28 de Outubro de 2015 com um voo inaugural entre Harare e Victoria Falls com uma frequência de três vezes por semana.

A Companhia Aérea Low Cost Fastjet e os planos de expansão em África

Fastjet foi lançada pela primeira vez na Tanzânia em Novembro de 2012 e já transportou mais de 1.8 milhões de passageiros em África, com tarifas de baixo custo com preços a partir  de 18€ por percurso já com taxas incluídas.

A Companhia Aérea tem a sua sede no aeroporto de Gatwick em Londres (Reino Unido) e está cotada na bolsa London Stock Exchange. O seu principal centro de operações está localizado em Dar es Salaam.

Richard Bodin, director comercial da Fastjet afirmou: “Seis meses depois de ter sido lançada na Tanzânia, cerca de 38% dos seus passageiros nunca tinha entrado num aeroporto. Até o final do ano passado, 35% dos passageiros dos nossos aviões estavam a voar pela primeira vez. Parece que temos sido capazes de estimular a procura levando as pessoas a trocarem os autocarros pelos aviões para fazerem as suas longas viagens.”

A Fastjet já tema uma boa presença na África do Sul com um serviço diário para Tanzânia a partir de Joanesburgo entre outras rotas, mas a ambição de ser uma transportadora aérea Pan-Africana sem uma operação significativa na África do Sul não é viável. Por isso a Fastjet pretende criar também ter uma companhia Aérea neste país.

O grupo de accionistas tem como um dos principais objectivos lançar a Fastjet Zâmbia nos próximos dois meses.

O baixo preço do petróleo pode ser um factor benéfico para a industria da aviação na maioria das regiões mundiais, mas em África esse feito não é tão abrangente, já que alguns países continuam a apresentar elevados custos do combustível devido ao encarecimento do seu transporte porque as refinarias encontram-se a longas distâncias.

A nova Companhia de aviação de baixo custo do Zimbábue

O Zimbábue já teve 46 companhias aéreas que viajam de e para o país, mas este número foi diminuindo ao logo do tempo, e actualmente restam apenas 12 transportadoras, excluindo a Fastjet Zimbabwe.

A nova companhia de aviação realizará vôos domésticos, bem como voos regionais para outros países africanos.

O Sr. Bodin disse que: As tarifas cobradas por companhias aéreas Sul-Africanas que voam para o Zimbábue são excessivamente e injustificadamente altas, devido principalmente ao duopólio em muitas rotas da Comair e South African Airways.

O lançamento de sua linha aérea no Zimbabwe é um importante passo para o lançamento de uma companhia de aviação Pan-Africana.

Partilhar
Etiquetas: africa

Artigos Recentes

easyJet abre rota entre Lisboa e Glasgow com dois voos por semana

A easyJet, vai adicionar onze novas rotas à sua rede no Reino Unido para o calendário de Verão IATA de…

06/03/2023

Passatempo Advento de Natal da Agência Abreu

A Agência Abreu está a organizar um passatempo na sua página oficial do Instagram para quem tem planos para viajar…

29/12/2022

Ryanair vai ter nova rota entre o Porto e Shannon na Irlanda

A low cost Ryanair apresentou 2 novos serviços para a região do Mediterrâneo a partir do Aeroporto de Shannon: Nápoles…

28/11/2022

Madeira volta a ter voos diretos para Nova Iorque desde o Funchal

A ilha da Madeira vai voltar a ter voos diretos para Nova Iorque a partir do Funchal. Com um tempo…

20/09/2022

easyJet soma mais 21 rotas e fica 2ª maior companhia aérea em Lisboa

A easyJet vai colocar mais três Airbus A321neo, o maior avião da companhia aérea low cost, na sua base em…

28/07/2022

Talvez as 10 Marinas mais bonitas da Europa que deve visitar

Escolhemos as 10 marinas europeias que você deve visitar, numa viagem de férias. Se procura um cenário pitoresco, barcos e…

12/05/2022