Categorias: Companhia Aérea

Lista das 15 piores Companhias Aéreas do Mundo

Tem medo de voar? Quer tenha ou não tenha, pense 2 vezes antes de subir a bordo da Trigana Air Service. A transportadora aérea regional da Indonésia é uma das companhias aéreas menos seguras do mundo, de acordo com a empresa Airline Ratings. O site dá zero estrelas de um total possível de sete. Das 15 companhias aéreas de menor pontuação quando se trata de segurança, estão quase todas no Nepal, Indonésia e Afeganistão.

As 11 piores Companhias Aéreas do Mundo em 2016

A Airline Ratings.com, diz que o seu método de avaliação é aprovado pela Organização Internacional da Aviação Civil, e baseia-se em diversos critérios de factores, incluindo colisão e registos de fatalidades de uma companhia aérea, relatórios de incidentes e histórico operacional, bem como auditorias das autoridade de aviação.
Por exemplo, se uma companhia aérea não está certificada, quer pela International Air Transport Association ou não tem o conhecido Certificado de auditoria de segurança operacional, o site não lhe atribui estrelas.

No fundo da lista como a menos segura do Mundo aparece como referimos anteriormente a Trigana Air, que é acompanhada por mais 10 Companhias Aéreas com apenas uma estrela. Excepto a Nepal Airlines e a Tara que são do Nepal, todas as outras são da Indonésia.

Trigana Air

A Trigana Air tem sede em Jacarta na Indonésia e foi fundada em 1991. Tem um registo de 14 incidentes, o último dos quais ocorrido no dia 16 de Agosto de 2015 com um ATR 42 onde morreram 49 passageiros e 5 tripulantes. Na primeira foto um Avião ATR 72 da Trigana Air.

Batik Air

Nasceu em Maio de 2013 e pertence a outra companhia desta lista, a Lion Air. A Batik Air opera 13 Airbus A320 e 20 aeronaves Boeing 737. Tem apenas registo de um ligeiro incidente sem vitimas mortais.

Citilink

Citylink é uma companhia aérea de baixo custo. A 05 de Julho de 2012 recebeu o Certificado de Operação Aérea (AOC) do Ministério dos Transportes da República da Indonésia. Actualmente opera 34 Airbus A320, com capacidade para 180 lugares. A Citilink serve 42 rotas domésticas com 184 frequências diárias para 23 cidades em toda a Indonésia.

KALStar Aviation

Em 2000 a P.T. Kal Star Nusantara iniciou as suas operações em Kalimantan cooperando com uma companhia aérea nacional privada em voos para várias cidades.

Após a obtenção do certificado de voo regular da Direcção-Geral da Aviação Civil, do Departamento de Transportes da Indonésia em Novembro de 2007, a KAL Star Aviation tem licença de operação para 95 rotas domésticas e 22 rotas regionais.

Lion Air

A Lion Air começou a voar nos céus da Indonésia em 2000, com uma aeronave na sua frota. É a maior transportadora aérea privada da Indonésia e a segunda maior Companhia low cost do sudoeste da Ásia. No prazo de 15 anos a operação da Lion Air alcança 126 destinos, alguns internacionais na Malásia, Vietname e Singapura, é composta por uma frota superior a 100 aeronaves, na sua maioria Boeing 737-900ER.

Nepal Airlines

A Nepal Airlines é a companhia aérea transportadora de bandeira do país e tem a sua sede em Kathmandu. A companhia Aérea nasceu em Julho de 1958 como Nepal Airlines Corporation (NAC) e operava um DC-3. Actualmente tem na sua frota 9 aeronaves (2 Airbus A320-200 e 2 Boeing 757), voa para 7 destinos internacionais e 25 regionais.

Sriwijaya Air and Nam Air

A Sriwijaya Air é uma companhia aérea da Indonésia com sede em Jacarta. Foi fundada em Novembro de 2003 e é a terceira maior operadora do país. Transporta mais de 800.000 passageiros por mês, a partir do seu hub no Aeroporto Internacional Soekarno Hatta para 43 destinos em três países da região, incluindo pontos turísticos populares na Indonésia.

A companhia está listada como sendo de categoria 1 pela Autoridade de Aviação Civil da Indonésia , o estatuto mais elevado que pode ser alcançado para a segurança operacional, no entanto a Arline Ratings atribui-lhe uma baixa classificação.

A Nam Air é uma subsidiária da Sriwijaya Air, cujo nome é uma homenagem ao seu fundador o CEO Lo Kui Nam.

Tara Air

A Tara Air é a mais transportadora aérea com serviço regular nas montanhas do Nepal. Esta empresa iniciou a sua actividade com a missão de ajudar a desenvolver o Nepal rural, por isso a sua operação está concentrado nos montes e montanhas do Extremo Oriente ao Extremo Ocidente do país.

Actualmente, opera uma frota de sete aviões STOL, composto de cinco aeronaves Twin Otter (DHC 6/300) e dois Dornier (DO 228).

TransNusa

A TransNusa é uma companhia aérea doméstica que opera essencialmente no Lesta da Indonésia, principalmente em Nusa Tenggara e sul de Sulawesi. A sua principal base é no aeroporto El Tari Airport, Kupang. Iniciou operações em Agosto de 2005, e actualmeente a sua frota é composta por 8 aeronaves (5 Fokker 50, 1 Fokker 70, 1 ATR 42-600 e 1 Bae 146-100). Tem activas cerca de 8 rotas desde Kupang, Denpasar e Jacarta.

Wings Air

A Wings Air é uma companhia aérea de passageiros regional com sede em Jacarta, Indonésia, operando a partir do Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta. A empresa foi criada como uma subsidiária integral da Lion Air e iniciou as suas operações a 10 de Julho de 2003.

Xpress Air

A Xpress Air estabeleceu-se como uma linha aérea regular doméstica que oferece voos directos para as zonas orientais da Indonésia, com o seu primeiro voo a se efectuado no ano de 2005. Desde então, a Xpress Air com os seus dois Boeing 737, tornou-se a primeira companhia aérea privada, a ter ligações entre Jacarta e 24 destinos domésticos como Makassar (anteriormente conhecido como Ujung Pandang), Ternate, Sorong, Manokwari, e Jayapura. Makassar serve como um hub principal para todos os voos provenientes de ilhas de Java para as cidades do Leste da Indonésia, enquanto Sorong serve como um segundo hub em Papua, conectando lugares remotos ao redor da Papua Ocidental.

As 4 menos más das piores 15 Empresas de Aviação

Da lista das 15, as seguintes 4 são as menos más, pois conseguiram uma pontuação de 2 estrelas em 7 possíveis:

  • Ariana Afghan Airlines (Afeganistão);
  • Daallo Airlines (Djibouti);
  • Kam Air (Afeganistão);
  • Bluewing Airlines (Suriname).
Partilhar
Etiquetas: indonésia

Artigos Recentes

Grupo Hilton vai abrir 3 hotéis no centro histórico de Lisboa

O grupo Hilton planeia abrir 3 novos hotéis no centro de Lisboa durante 2024, 2025 e 2026. As unidades serão…

10/10/2023

Nobu Hotels de Robert de Niro vai abrir hotel em Lisboa

O grupo hoteleiro Nobu Hotels anunciou que irá abrir o seu primeiro hotel em Portugal na Avenida da Liberdade em…

22/05/2023

easyJet abre rota entre Lisboa e Glasgow com dois voos por semana

A easyJet, vai adicionar onze novas rotas à sua rede no Reino Unido para o calendário de Verão IATA de…

06/03/2023

Passatempo Advento de Natal da Agência Abreu

A Agência Abreu está a organizar um passatempo na sua página oficial do Instagram para quem tem planos para viajar…

29/12/2022

Ryanair vai ter nova rota entre o Porto e Shannon na Irlanda

A low cost Ryanair apresentou 2 novos serviços para a região do Mediterrâneo a partir do Aeroporto de Shannon: Nápoles…

28/11/2022

Madeira volta a ter voos diretos para Nova Iorque desde o Funchal

A ilha da Madeira vai voltar a ter voos diretos para Nova Iorque a partir do Funchal. Com um tempo…

20/09/2022