Os aeroportos Portugueses arrancaram o ano de 2018 com um aumento médio de 11.6% no número de passageiros em Janeiro, acima da média europeia que foi de 7.4%. De acordo com os dados da Airports Council International Europa (ACI Europa), 4 das principais portas de entrada aérea em Portugal registaram crescimento, com apenas o aeroporto de Faro a registar uma ligeira queda de -0.7%.
Tal como nos meses anteriores, o mercado não comunitário liderou a dinâmica de crescimento com +14.6% suportado principalmente pelos aeroportos da Turquia cujo tráfego de passageiros teve uma subida impressionante de +28.1%. Enquanto os aeroportos russos cresceram a um ritmo mais modesto (+7.7%), as infra-estruturas aeroportuárias da Geórgia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Israel e Islândia, bem como os países mais pequenos da Albânia, Bósnia-Herzegovina, Macedónia e Montenegro, registaram todos aumentos de dois dígitos.
O crescimento do tráfego de passageiros nos países da União Europeia (UE) foi moderado com +5.2% quando em comparação com 2017 (+7.7%). Isto reflecte principalmente o impacto prolongado das falências de Air Berlin e Monarch que cessou os seus voos a 2 de Outubro, e que resultaram na diminuição do tráfego em aeroportos na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Reino Unido e até em Faro no Algarve. O Leste da UE continuou a impulsionar a dinâmica de crescimento, com os aeroportos nos Estados Bálticos, Polónia, Hungria, Eslováquia, Eslovénia, Croácia e Bulgária a registarem aumentos de dois dígitos – juntamente com aeroportos em Portugal (+11.6%), Malta, Luxemburgo e Finlândia.

Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa
O aeroporto de Lisboa que faz parte agora do Grupo 1 (Mais de 25 milhões de passageiros por ano) teve o 3º maior crescimento ao subir +15.2%, ainda assim uma diminuição face ao aumento de 21% em Janeiro de 2017, tendo sido superado apenas pelos aumentos dos 2 principais aeroportos de Istambul: Atartuk e Sabiha Gökçen. O aeroporto Humberto Delgado movimentou 1.9 milhões de passageiros

Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto
O aeroporto do Porto integrado agora no Grupo 2 (Entre 10 e 25 milhões) por ter ultrapassado em 2017 a fasquia dos 10 milhões, teve um crescimento de 10%, totalizando 761.858 passageiros. Também neste grupo os aeroportos da Turquia estiveram imparáveis ao dominarem as 2 primeiras posições relativamente ao crescimento com Ancara a subir +47.8% e Izmir +20.8%

Aeroporto de Faro
Os dados da ACI Europe, mostram que o aeroporto de Faro apresentou uma descida de -0.7% no tráfego de passageiros em Janeiro de 2018 para um total de 217 mil, que contrasta com a forte subida registada no mesmo mês do ano passado quanto aumentou 25.4%, certamente a sofrer dos efeitos da falência da companhia aérea britânica Monarch. O aeroporto Cristiano Ronaldo no Funchal subiu 4% e ultrapassou Faro em número de passageiros com 221 mil pessoas.