O International Airlines Group (IAG) desistiu do acordo para comprar a companhia aérea espanhola Air Europa.
O grupo de aviação IAG que integra companhias como a British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus, concordou iniciialmente em comprar a transportadora pertencente à Globalia, por mil milhões de euros no final de 2019.
O IAG planeava adquirir a totalidade do capital social emitido pela companhia aérea com sede em Espanha por intermédio da sua subsidiária Iberia.
O preço foi reduzido em €500 milhões no início deste ano, devido à pandemia Covid-19, enquanto a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) também disse que iria analisar a transacção.
O IAG prometeu desistir de 13 rotas de curto e médio curso e duas rotas de longo curso nos aeroportos de Madrid e Barcelona em resposta às preocupações da Autoridade de Concorrência.
No entanto, estas medidas podem não ter sido suficientes para amenizar as preocupações dos reguladores. Num breve comunicado, o grupo IAG disse que o negócio estava cancelado. O comunicado acrescentava que “Uma nova actualização será feita no futuro, quando apropriado”.