Um dos maiores grupos hoteleiros da Europa e que opera essencialmente na Alemanha e Áustria acaba de declarar insolvência contra credores.
Este grupo que explora cerca de 125 hotéis e emprega mais de 5.500 pessoas nos dois países afetados por esta medida, irá proceder a uma reestruturação sob administração própria até ao Verão de 2026. Os estabelecimentos hoteleiros vão continuar a operar normalmente durante este período.
A Revo Hospitality, anteriormente conhecida como HR Group, opera marcas de hotéis como a Holiday Inn, Hilton e Radisson, tendo efetuado o pedido de insolvência no Tribunal de Berlim na Alemanha.
Rápido crescimento entre 2020 e 2025
A Revo Hospitality teve um crescimento acentuado entre 2020 e 2025. Em 2020 contava com 51 hotéis, tendo terminado o ano passado com um total de 125 unidades.
A supervisão da reestruturação será supervisionada pela GT Restruturing, uma empresa que presta assessoria multidisciplinar em processos complexos de insolvência e reestruturação. A Revo espera conseguir atrair investidores internacionais para dar continuidade ao seu projecto, contando para a fase inicial com o apoio do estado alemão, tendo já solicitado apoio salarial para os seus funcionários durante o primeiro trimestre de 2026.
As causas da insolvência
O grupo alega que as principais causas da quebra de faturação devem-se aos aumentos de salários, aumento dos preços da energia e dos alimentos, e custo do aluguer dos edifícios dos hotéis.
O rápido crescimento e a duplicação de estruturas também é apontado pelo grupo como uma das causas da insolvência.
