A Islândia é frequentemente descrita como um destino invulgar e de rara beleza natural. Mas que atractivos tem para além dos mais populares e que atraem multidões de turistas? Neste guia de viagens apresentamos-lhes 10 locais para ver esquecidos pelos guias.
A Lagoa Secreta
A Lagoa Secreta ou Piscina Seljavallalaug, como é oficialmente conhecida, é uma das piscinas mais antigas da Islândia, mas felizmente esta jóia escondida não é visitada pela grande maioria dos turistas. Escondida num vale estreito abaixo do Glaciar Eyjafjalla, a protegida piscina de 25 metros cercada por paisagens espectaculares foi construída em 1923 por visionários que queriam dar aos locais um lugar onde eles pudessem aprender a nadar.
A Lagoa foi construída em torno de uma fonte termal natural, aquecida pelo mesmo poder que causou a grande erupção vulcânica em Eyjafjallajökull. A água permanece entre 36.5 e 37º centígrados durante todo o ano, e a piscina é mantida o mais natural possível, principalmente por voluntários e doações.
O local tem um vestiário, embora não haja chuveiros. A entrada é gratuita e basta levar apenas o fato de banho para desfrutar da tranquilidade da natureza. Nós não queremos estragar a sua beleza escondida por isso respeite a zona, não deixe lixo no local e deixe tudo como encontrou. Para chegar à Lagoa Secreta ao sair de Reykjavík, vire à esquerda em direcção a Seljavellir e pare antes de chegar a Skógafoss. Depois, terá de efectuar uma caminhada fácil de 15 minutos até a piscina.
Desfiladeiro de Fjadrargljufur
Ao viajar pela estrada circular Hringvegur (Estrada Nacional 1 da Islândia) de Vík até Skaftafel, o Fjadrargljufur (Rio Pena), é um dos pontos mais pitorescos da região, mas é frequentemente ignorado. Embora não tenha o tamanho de alguns desfiladeiros famosos, com cerca de 100 metros de profundidade e uma extensão de 2.400 metros, a sua beleza magnífica está nas suas várias cores com matizes e formas. Ao seguir pelo trilho que começa no estacionamento, poderá observá-lo de mais perto e de diferentes ângulos, admirando a brilhante água turquesa que corre no fundo do desfiladeiro.
Cascata Háifoss
Háifoss é a segunda cascata mais alta da Islândia com uma altura de 122 metros. Além do tamanho, o que torna esta queda de água especial é que ela é acompanhada por outra cascata, a Granni (vizinha). O rio Fossá, afluente de Þjórsá, é o que corre neste curso, cercado pela agreste, mas bela natureza islandesa.
O Háifoss está localizado no vale de Þjórsárdalur e é aconselhável um veículo 4x4 para lá chegar. Outra possibilidade é uma caminhada de 5-6 horas em cada sentido a partir da quinta Stöng.
Vila Piscatória de Siglufjordur
Siglufjordur é uma pequena vila piscatória, localizada num fiorde com o mesmo nome (fjordur significa fiorde em islandês) na costa norte da Islândia. A cidade foi construída em grande parte em torno da indústria de arenque que prosperou nas décadas de 40 e 50 do século passado. Siglufjordur é uma pequena mas carismática povoação e é a cidade mais a Norte da Islândia.
O fiorde é cercado por altas montanhas e a paisagem é verdadeiramente deslumbrante. Além disso, Siglufjordur cresceu significativamente como um centro cultural na última década. Por exemplo, tem o 3º maior museu do país, o Museu A Era do Arenque, que já ganhou diversos prémios de prestígio.
Cratera Vulcânica Kerid
A cratera vulcânica Kerid (Kerið) tem no seu interior um lago de águas-marinhas muito brilhantes. Localizada a cerca de 16 quilómetros ao norte de Selfoss, ela foi formada há cerca de 6.500 anos e é o extremo norte de uma fileira de crateras conhecidas como Tjarnarholar.
A cratera oval tem cerca de 274 metros de comprimento, 170 metros de largura e 54 metros de profundidade. A borda da cratera pode ser alcançada através de uma caminhada curta e fácil, e também é possível caminhar completamente ao redor dela e descer até a água. Embora mereça uma visita em qualquer altura do ano, nos meses de verão é especialmente impressionante, já que a encosta cheia de vegetação verde realça ainda mais os azuis da água.
Quedas de água Aldeyjarfoss
As quedas de água Aldeyjarfoss situam-se nas montanhas da Islândia e são alimentadas pelo rio glaciar Skjálfanafljót. O rio tem origem em Vatnajökull, o maior glaciar da Europa. Esta cascata é considerada uma das mais belas da Islândia, particularmente por causa dos magníficos contrastes das rochas de basalto negro e da água branca e pura do glaciar. A queda de água é emoldurada com colunas basálticas longas e naturais e, embora esta beleza natural esteja fora do caminho, a sua beleza vale a pena a viagem.
A Aldeyjarfoss está localizado no norte das Terras Altas da Islândia, só podendo ser alcançada com uma viatura 4x4. De Akureyri, siga cerca de 50 km para Leste na Rota 1 (Estrada Nacional nº 1), vire à direita na Estrada Nacional 842 e siga por cerca de 37 km. Quando entra oficialmente nas terras altas (Estrada F-26), siga cerca de 4 km até chegar a Aldeyjarfoss.
Rochedo Hvítserkur
O rochedo Hvítserkur está isolado a curta distância do litoral no fiorde de Húnafjörður, no noroeste da Islândia. É apenas um pequeno desvio da estrada principal islandesa, entre Reykir e Blönduós. Para alcançá-lo, siga a estrada 711 a partir da estrada principal nº 1. (Vire à esquerda se vier de Reykjavík, vire à direita se vier de Akureyri).
Piscina Hofsós
Hofsós é uma pequena povoação na península de Tröllaskagi no norte da Islândia (a península que fica ao lado de Akureyri), e tem a mais bela piscina de borda infinita da Islândia na sua encosta, com uma vista deslumbrante sobre o fiorde ao seu lado.
O acidentado e abandonado avião DC3
A não ser que seja um fã de aviação militar, então nunca deve ter ouvido falar do acidente que ocorreu em 1973 do avião DC3 da Marinha dos EUA na praia Solheimasandur de areia negra na Islândia. O avião caiu na costa Sul porque o piloto achou que estava sem combustível. Todos sobreviveram, mas descobriu-se que o piloto só precisava rodar um interruptor para accionar o outro tanque de combustível. Por qualquer motivo, foi abandonado, ficando a apodrecer nas areias negras, parecendo uma cena de filme pós-apocalíptico.
Actualmente, tornou-se um dos locais favoritos de fotógrafos e cineastas - um dos videoclipes de Justin Bieber foi filmado aqui. Pode ser alcançado a cerca de uma hora a pé da Rota 1, logo após o Skogafoss em direcção a Leste.
Ellioaardalur e o Museu ao Ar Livre de Arbaejarsafn
No Ellioaardalur, os visitantes podem desfrutar de um passeio relaxante no meio da natureza, observar salmões nadando pelo rio e animais passeando pelos bosques antes de chegar ao Arbaejarsafn, o museu histórico da cidade de Reykjavik, além de um museu ao ar livre é um museu regional . Tem mais de 20 edifícios, recriando uma cidade para mostrar como era a arquitectura e a vida no país séculos atrás.
Para ajudar a planear a visita à Islândia
Os melhores meses para viajar e conhecer a Islândia
Quando devo marcar a minha viagem para conhecer a Islândia? Bem, depende do que mais valoriza: Desde as auroras boreais, ver as baleias, mergulhar na Lagoa Azul, descobrir as atracções turísticas, evitar a horda de turistas até fazer uma viagem económica, tudo são factores que podem influenciar o melhor mês para planear uma visita a […]
Como ir até ao centro de Reykjavík (Islândia) desde o aeroporto Keflavík
O Aeroporto Internacional de Keflavík (código IATA KEF) é o que serve Reykjavík ou Reiquiavique. Está situado a 50 km da capital da Islândia e a cerca de 40 a 45 minutos de trajecto. A não ser que o dinheiro não seja o seu problema, convém estudar bem todas as possibilidades. Neste artigo damos três […]