Guia de Viagens da cidade de Barcelona: 12 Locais secretos a não perder

Este guia de viagens sobre a cidade de Barcelona leva-o a conhecer os locais mais improváveis e não referidos nos guias turísticos de quem vai passar umas férias na capital da Catalunha. Já existem milhares de guias que referem que não deve deixar de visitar a Sagrada Família, o Parque Güell, a Casa Batlló, La Pedrera, Las Ramblas, o Mercado de La Boquería, o Museu Nacional de Arte da Catalunha e o Porto Olímpico, o Palácio da Música, entre outras atracções famosas de Barcelona. Aqui damos-lhe a conhecer algumas das jóias secretas e menos conhecidas dos turistas da cidade de Barcelona.

Jardins de Rubió i Lluch

Ainda é possível visitar o mercado de La Boquería sem as multidões de turistas. Tome o pequeno almoço bem cedo no lendário Quim e atravesse a Carrer de l'Hospital até a Biblioteca da Catalunha, com as suas impressionantes abóbadas góticas. O jardim é um refúgio medieval frequentado por estudantes de arte da Escola Massana e alguns outros visitantes que buscam alguma paz no rebuliço de Barcelona. É um óptimo lugar para fazer um piquenique. Aliás, foi nesta praça particular que Gaudí faleceu alguns dias depois de ter sido atropelado por um eléctrico em 1926.

Capela de Santa Madrona (Padroeira de Barcelona)

Durante a Idade Média, na zona de Montjuïc existiam muitos conventos, capelas e ermidas, no entanto o único a sobreviver foi a Ermita de Santa Madrona (1403). Localizado na parte inferior da Calle Montanyans, é um lugar cheio de misticismo devido às histórias que o cercam. Diz a lenda que os mercadores estavam a transportar os restos mortais de Saint Madrona para Marselha de Tessalônica, na Grécia, mas o navio afundou e naufragou bem em frente à colina Monjuïc. Deste evento, interpretaram que a Santa quis permanecer naquele lugar e assim a capela foi construída em sua honra. Em 1563, Madrona foi declarada Santa Padroeira da cidade de Barcelona, embora muitas pessoas hoje desconheçam este facto.

Fonte do Gato

A Font del Gat, ou a Fonte do Gato em português, é uma das fontes mais populares da cidade de Barcelona. Foi esculpida em 1918 por Antoni Homs e está situada no belo jardim de Los Jardines de Laribal na Calle Tapioles. No passado, costumava ser um local de encontro para um grupo de gastrónomos bem conhecidos, que se reuniam para falar e provar as delícias culinárias uns dos outros. A fonte recebeu este nome porque a água flui através de um buraco que realmente se parece com a boca de um gato.

Jardim Labirinto da Horta

O labirinto feito com árvores e arbustos situado no centro do Parc del Laberint d'Horta (Parque do Labirinto da Horta), em Barcelona, é uma das jóias escondidas da cidade, que encantou os visitantes durante séculos, tornando-o o jardim mais antigo da cidade.

O trabalho no labirinto e nos jardins circundantes começou em 1791 como parte de uma propriedade da família Desvalls. O labirinto e os seus terraços de inspiração italiana faziam parte da construção original que é hoje conhecida como a seção neoclássica do parque. A maior parte do resto do parque foi criada em meados do século XIX, que agora é conhecida como a zona romântica, no entanto, como o nome indica, é o labirinto central que realmente é a atracção principal.

Casa Vicens

Este é talvez o local mais famoso deste guia, que apesar de ter sido projectado e construído pelo arquitecto mais famoso e reconhecido da cidade, António Gaudí, a Casa Vicens ainda é desconhecida de muitos. Aninhada na Calle Carolinas 24, no bairro de Gràcia, esta é uma impressionante peça de arquitectura, com influências orientais e mouriscas, que remonta a 1883. Mesmo a contemplação do exterior do edifício transporta-nos para outra época e região do Mundo.

Museu do Chocolate

Se é fã de chocolate, provavelmente deve visitar o museu do chocolate de Barcelona. O museu foi criado para ensinar os visitantes sobre a história do chocolate na Europa, que foi trazido da América do Sul para este continente pelos conquistadores espanhóis. Ele também mostra como o chocolate evoluiu ao longo dos tempos, bem como a sua fabricação. Aqui descobrirá verdadeiras obras de arte feitas com esta iguaria, pois há várias esculturas expostas.

Biblioteca Pública Arús

A Biblioteca Pública de Arús (Biblioteca Masónica Arús), fundada em 1895 graças a Rossend Arús, é um lugar de conhecimento e sabedoria. Foi construída sob o lema “quanto mais ilustrado o povo, mais distante fica do absolutismo”. Actualmente é um dos maiores centros de informação sobre maçonaria do mundo, contendo mais de 80.000 volumes sobre a história desta sociedade secreta. Vai reconhecer o lugar por causa da reprodução da Estátua da Liberdade na porta da frente.

Refugio antiaéreo 307

Originalmente conhecido como o "Refugi 307", esta jóia escondida em Barcelona foi um dos 1.300 abrigos antiaéreos construídos na cidade durante a Guerra Civil Espanhola. Naquela época, a cidade foi sistematicamente bombardeada, de modo que a Câmara Municipal e o Governo local puseram em marcha a construção de abrigos antiaéreos como o 307, que tinha capacidade para mais de 2.000 pessoas.

Mirador Turó de la Rovira (Bunker Del Carmel)

Esta é provavelmente a melhor vista de toda a cidade de Barcelona e longe o suficiente das hordas de turistas que invadem a cidade. O Bunker Del Carmel, também conhecido como Mirador Turó de la Rovira  é o local perfeito para levar a sua companhia de viagem para aproveitar a incrível beleza da cidade, com vistas como Sagrada Família, Montjuic e Torre Agbar, desde que esteja bom tempo e um dia cheio de sol. Desfrute antes do anoitecer para vistas panorâmicas imagináveis.

Este é um mirador popular da cidade e um local de encontro, não só para os turistas, mas para os jovens que querem desfrutar de vistas de 360 graus e dos seus espaços naturais. Deste parque você pode ver com os seus olhos as duas “Barcelonas”: a do centro, formada pelas áreas turísticas, e a outra Barcelona, composta pelos bairros que não aparecem nos guias turísticos.

Colunas romanas do Templo de Augusto

Passear pelo Bairro Gótico é sempre uma experiência inesquecível com as suas ruas estreitas e sinuosas de paralelepípedos e a sua arquitectura histórica. No entanto, há um pequeno cantinho que é verdadeiramente inspirador se souber onde procurar: o pátio medieval localizado na Calle Paradís 10. Dentro deste antigo pátio você encontrará quatro colunas que formaram parte do Templo romano de Augusto. Estas colunas têm mais de 2.000 anos e medem 9 metros de altura.

Terraço da Casa de les Punxes

A Casa de les Punxes tem mais de 600 metros quadrados de área inspirados nos antigos castelos wagnerianos, sendo que o seu telhado modernista é imperdível para os fãs de arquitectura. Não só pelo seu valor histórico, arquitectónico e turístico, mas pela sua exclusividade. Em grupos reduzidos, você poderá subir a este terraço privativo para desfrutar de uma excelente vista de Barcelona e saborear champanhe e presunto espanhol.

Vestígios dos aquedutos de Barcelona

Barcelona tinha dois aquedutos que transportavam água para a cidade. Um trazia água do rio Besós, enquanto oa outro transportava água de Collserola, mas ambos terminavam no mesmo lugar - a Placa Nova, que ainda existe actualmente. Aqui, você pode ver uma reconstrução da passagem de água antiga, bem como duas das torres de defesa originais, que ainda estão de pé e dão para a praça. Outro vestígio do aqueduto pode ser encontrado na Calle Duran y Bas, onde quatro arcos foram integrados numa parede divisória de uma estrutura mais moderna.

Para o ajudar a visitar Barcelona

A melhor altura do ano para visitar a cidade de Barcelona

A melhor altura do ano para visitar a cidade de Barcelona depende do objectivo da viagem. As melhores datas para quem procura as praias, fazer compras, festivais e eventos, ver jogos de futebol, desfrutar dos locais históricos e monumentais ou simplesmente usufruir de boas condições atmosféricas. Época Alta A Época Alta em Barcelona varia entre […]

Continuar a Ler