O grupo Chinês HNA e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras (“azul”) anunciaram uma nova parceria estratégica. A HNA vai comprar uma participação de 23.7% na Azul, terceira maior companhia aérea do Brasil, por 450 milhões de dólares (aproximadamente 422 milhões de euros).
O objectivo do acordo é beneficiar o tráfego de passageiros entre a China e Brasil, que são fortes parceiros comerciais globais. O HNA Group irá assumir o papel de maior accionista individual da Azul e irá nomear novos membros para o conselho de administração.
Um fundo de investimento pertencente a este mesmo grupo HNA comprou em Julho a Swissport aos franceses PAI Partners.
Através da parceria, as empresas vão cooperar no desenvolvimento de partilha de códigos, novas rotas e expandir os programas de participação de fidelização.
Esta parceria global divulgada pelo HNA Group a 24-11-2015, une dois dos operadores aéreos com maior crescimento no mercado de aviação mundial.
A Azul é a maior companhia aérea no Brasil em número de rotas, efectuando mais de 900 voos diários para mais de 100 destinos. Com uma frota de 145 aeronaves, a Azul opera cerca de um terço das saídas diárias do mercado de aviação brasileiro.
O HNA Group possui a quarta maior companhia aérea em termos de dimensão da frota da República Popular da China, operando 561 aeronaves. Tem ligações regionais e internacionais para mais de 630 rotas a partir de várias cidades chinesas e mundiais.
Participaram como mediadores e consultores do negócio as seguintes empresas:
- Bravia Capital, uma empresa de consultoria e investimentos na área de transportes e infra-estruturas;
- Banco de Investimento UBS como consultor financeiro para o grupo HNA Group;
- Seabury Securities LLC, unidade da banca de investimento do Grupo Seabury como consultora financeira para a Azul.
David Neeleman, CEO da Azul e também accionista da TAP Portugal por intermédio da Gateway, disse: “O Grupo HNA viu na Azul um sólido investimento com elevado potencial de crescimento. O investimento de 450 milhões de dólares, considerando a actual situação macroeconómica do Brasil, demonstra que temos um modelo de negócios vencedor e que o Grupo HNA, como um grande investidor, tem absoluta confiança na equipe da Azul. Além disso, este investimento faz com que a nossa companhia aérea seja a de maior valorização no mercado brasileiro, em mais de 7 mil milhões de Reais.“