A Fortaleza da Arrifana foi construída em 1635 sob a ordem do Governador do Reino do Algarve e Capitão-Mor, D. Gonçalo Coutinho, num ponto estratégico avançado sobre a falésia e dominando toda a costa Vicentina para Sul. O objectivo era proteger a baía e defender a zona de eventuais desembarques na praia da Arrifana.
A fortificação, actualmente uma sombra do que foi em tempos, foi alvo de recuperação recente, apresentando uma nova porta e escudo que pretende ser uma réplica do que foi no passado.
O local apresenta uma placa identificativa que explica a história da Fortaleza da Arrifana, bem como passeios pedonais, miradouro e estacionamento ordenado.
Vídeo da Fortaleza e da vista sobre a costa Vicentina
A edificação era constituída por 2 partes interligadas por um pequeno desfiladeiro. A primeira com a porta, onde na parte cimeira está colocado o escudo português e o Brasão dos Coutinhos incluindo igualmente a data de construção, da fortaleza, ficavam os alojamentos, a casa das munições e a guarda.
Passado o desfiladeiro encontrava-se a bateria, onde existiam dois canhões apontados ao mar e à costa. O terramoto de 1755 haveria de destruir grande parte da fortaleza, tendo sido reedificada posteriormente.
Vale a pena seguir mais para sul e visitar a Fortaleza e praia do Beliche em Sagres, integrada na Reserva Biogenética do Conselho da Europa desde 1988