O Eurostar, o serviço ferroviário de alta velocidade que atravessa o canal da Mancha ligando o Reino Unido com a Europa continental, anunciou uma nova rota directa de Londres a Amesterdão que será lançada na quarta-feira, 4 de Abril.
O lançamento do serviço de Londres para Amesterdão é um passo histórico na expansão das viagens ferroviárias internacionais de alta velocidade. Pela primeira vez, os passageiros poderão viajar de St. Pancras, no coração de Londres, directamente para os Países Baixos a uma velocidade de 300 km por hora numa viagem entre os dois destinos que vai demorar apenas três horas.
Com mais de 4 milhões de passageiros a viajarem por avião todos os anos entre Londres e Amesterdão, o mercado tem o mesmo tamanho da rota entre a capital inglesa Paris quando foi lançado o serviço da Eurostar em 1994. Nos últimos vinte e três anos, o mercado de viagens entre Londres e Paris mais do que duplicou, com os passageiros a optarem igualmente pelo comboio de alta velocidade para efectuarem a ligação entre estas duas cidades.
Depois de vários testes na rede holandesa de alta velocidade e a construção de terminais Eurostar em Amesterdão e Roterdão, a nova rota da Eurostar para a Holanda terá inicio a 4 de Abril de 2018 com tarifas de ida de £35. O novo serviço será lançado com dois comboios por dia saindo de Londres às 08h31 e 17h31.
Durante a fase inicial, os passageiros viajarão directamente de Londres para Amesterdão e Roterdão e na viagem de regresso vão conectar-se através de Bruxelas, onde serão efectuados os controles de passaportes e triagem de segurança. A partir de 2019 a viagem deverá ser directa em ambos os sentidos.
O lançamento do novo serviço até à Holanda também vai permitir reduzir o tempo da viagem até Bruxelas que será cortado em 17 minutos, ligando Londres e a capital da Bélgica em 1h48 em vez das actuais 2h05. A seguir a Eurostar tem em marcha o projecto de ligar Londres a Bordéus em 4 horas.