Europa chega aos 27 aeroportos neutros em carbono com Gatwick e Lyon

Aeroporto de Lyon consegue o nível 3 de Acreditação de CarbonoForam anunciados mais 2 aeroportos a alcançarem o estatuto de neutralidade nas emissões de carbono: Londres Gatwick no Reino Unido e Lyon-Saint Exupéry em França. Ambos atingiram o status de carbono neutro (Nível 3+), certificado pelo programa independente de gestão de carbono Airport Carbon Accreditation.

Estas duas novas adições elevam o número total de aeroportos neutros em carbono na Europa para 27 – um movimento que começou quando o aeroporto Swedavia Estocolmo-Arlanda obteve a certificação como o primeiro do Mundo em Novembro de 2009.

Nos 4 níveis disponíveis do Programa de Acreditação de Carbono nos Aeroportos há no total 116 infra-estruturas na Europa, empenhadas em resolverem as suas emissões de CO2. Estes aeroportos recebem 64,9% do tráfego europeu de passageiros.

Lyon

O Aéroports de Lyon – operador do aeroporto Lyon-Saint Exupéry divulgou que atingiu o status de Carbono neutro (Nível 3+), tendo inicialmente entrado no programa no nível Mapeamento (Nível 1) em 2013. Nos anos seguintes atingiu os níveis intermédios, culminando os seus esforços com uma variedade de actividades que vão desde a redução directa do seu CO2, passando por fontes de energia mais limpas, envolvendo 20 empresas e investindo em compensações de carbono para as emissões de CO2 remanescentes sob o controle do operador do aeroporto.

Londres Gatwick

O aeroporto de Londres Gatwick também atingiu o status de carbono neutro. Este é o 2º aeroporto do Reino Unido a entrar na lista: o primeiro foi o de Manchester. Através das diversas acções realizadas pelo aeroporto, reduziu activamente as suas emissões anuais de carbono anual a partir do combustível e energia, conseguindo uma queda de 2.6% no consumo anual de energia por passageiro. Gatwick também envolveu outras entidades da sua infra-estrutura para baixarem o seu CO2. Actualmente utiliza energia 100% renovável (desde 2013) e investiu em compensações de carbono.

Publicado em Notícias nos temas .