De Outubro a Dezembro a easyJet aumentou em 19% o número de lugares disponíveis no território português, que constituiu o 2º maior aumento na Europa, apenas atrás da Holanda com 24%. A média de crescimento europeu da Companhia Aérea Low Cost em termos de capacidade no 4º trimestre foi de 7%. A easyJet teve 13% da quota de mercado em Portugal no ano fiscal que terminou a 31 de Setembro de 2015. Com 6 aviões sediados aumentou a sua capacidade em 8% numa base anual.
Números easyJet no ano fiscal 2015 por país
Portugal e Espanha
Portugal e Espanha são principalmente mercados de entrada para a easyJet, com uma forte procura pelos países do norte da Europa. O aumento da capacidade foi de 8% e 2% em Portugal e Espanha respectivamente, reflectindo em particular o investimento numa nova base no Porto, onde a Companhia Aérea lançou seis novas rotas para:
- Luxemburgo;
- Nantes;
- Estugarda;
- Manchester, Bristol e Londres Luton.
Também anunciou a abertura de uma nova base em Barcelona para Fevereiro de 2016. O crescimento da concorrência foi de 10% em Portugal e de 7% em Espanha.
Reino Unido
A easyJet assume-se como a maior companhia aérea de curta distância do Reino Unido, onde tem uma quota de mercado de 20%. No final do ano tinha 134 aviões sediados.
Durante o ano fiscal em causa aumentou a capacidade em 3% e efectuou o lançamento de novas rotas desde Londres Gatwick a Estugarda e Londres Luton para Essaouira, continuando a aumentar frequências em rotas seleccionadas.
França
A easyJet é 2ª maior companhia aérea de curta distância em França, com uma quota de mercado de 14%. No final do ano a França tinha 26 aeronaves em território francês.
Aumentou a capacidade em 6%, contra o crescimento dos concorrentes em 5%. Lançou 8 novas rotas no ano, como as de Toulouse para Sevilha e de Paris Orly para Split.
Itália
A easyJet tem uma quota de mercado de 12% em Itália com 29 aviões instalados.
A companhia aérea é a maior operadora em Milão Malpensa com 22 aeronaves. Abriu recentemente uma nova base em Nápoles e vai abrir uma em Veneza no início de 2016, onde já é líder em ambos os aeroportos.
O aumento da capacidade em Itália foi de 7% com o lançamento de 23 novas rotas, incluindo Milão Malpensa até Munique, Milão Linate para Paris Charles de Gaulle e Milão Linate para Amesterdão.
Outros países
Na Alemanha a Companhia Low Cost tem 4% de quota (12 aviões), na Suíça 23% (23 aeronaves) e na Holanda 9% (3 aviões).